Assinar
Cultura

Rainha Filipa de Lencastre conta a lenda da abóbada no Mosteiro da Batalha

A visita acontece este sábado, 27 de janeiro, a partir das 15h30 e é de entrada gratuita.

“A Abóbada não caiu, a abóbada não cairá!” é a célebre frase proferida pelo arquiteto Afonso Domingues antes de cumprir um voto fatal na sala do capítulo do Mosteiro da Batalha e que consta da Lenda da Abóbada.

A história, da autoria de Alexandre Herculano, remonta a 1401 e vai ganhar vida numa visita guiada por uma das técnicas superiores do monumento, vestida de Filipa de Lencastre, uma das personagens da lenda.

Criada a pensar nos mais novos, entre os 6 e os 12 anos, a visita acontece este sábado, 27 de janeiro, a partir das 15h30 e é de entrada gratuita. Esta é mais uma forma diferente de olhar para o Mosteiro e tem como objetivo aproximar a comunidade do monumento que é Património da Humanidade.

“O repto é que venham conhecer o Mosteiro, de uma maneira mais aprofundada ou diferente da que já conhecem e também, de algum modo, dar azo a que a investigação que é feita seja, de uma forma não académica, transmitida a todos os que têm interesse nela”, explica o diretor do monumento, Joaquim Ruivo.

Quanto à lenda que será contada no sábado, o responsável afirma que “ainda hoje, há muitas pessoas que estão convencidíssimas de que o que foi ali narrado, é verdade histórica”. Mas a investigação relata de forma diferente.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados