Assinar
Desporto

Taça da Liga: Sp. Braga procura terceiro troféu, Estoril Praia sonha com o primeiro

Animação da final começa de manhã com a Corrida do Adepto, à tarde com os jogos de antigas glórias dos clubes e, ao fim da noite, com o erguer do troféu no estádio.

O Sporting de Braga pode conquistar sábado o seu sétimo troféu futebolístico, caso vença, na final da Taça da Liga, o Estoril Praia.

O clube bracarense tem duas da Taça da Liga (2012/2013 e 2019/2020), enquanto o Estoril Praia não tem nenhuma.

Esta será a segunda edição da Allianz Cup, em 17, que não será disputada por um dos grandes. A primeira vez aconteceu há sete anos.

A prova, organizada pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e que deverá conhecer uma nova roupagem em 2026, com a internacionalização, ainda trouxe Benfica e Sporting até Leiria, mas, a falta de eficácia, com alguma falta de sorte à mistura, terminaram com a sua eliminação e o acesso de Estoril Praia e Sp. Braga, respetivamente à final.

Em 29 de janeiro de 2017, no Algarve, foram apenas 6.713 espetadores os que assistiram à única final sem grandes, na inédita vitória do Moreirense, face ao Sporting de Braga, por 1-0.

Agora, em 2024, o Sp. Braga parte como favorito, no que será a sua quinta presença no jogo decisivo e com a ambição de conquistar o terceiro troféu da Allianz Cup.

As quatro finais dos bracarenses acabaram todos com 1-0, duas vezes a seu favor, ambas face ao FC Porto, em 2012/2013, e em 2019/2020.

Pelo mesmo resultado, perderam com o Moreirense e também com o Sporting, em 2020/2021, já em Leiria.

Do outro lado está o Estoril Praia, que deixou pelo caminho o FC Porto, na fase de grupos, e o Benfica, nas meias-finais, no desempate por grandes penalidades (5-4, após 1-1).

A formação do Estoril está na sua primeira final, em busca de se tornar a sétima equipa a vencer a prova.

Nas competições nacionais, o Estoril Praia só tinha estado uma vez numa final, na edição de 1943/1944 da Taça de Portugal, onde foi goleada por 8-0 pelo Benfica.

As expectativas mediáticas da prova diminuíram consideravelmente quando se pensava que ia acontecer um clássico e o estádio, com capacidade para 23 mil pessoas, não deve encher, o que também não sucedeu nos jogos das meias-finais.

Na Allianz Cup, as duas equipas defrontaram-se por duas vezes, com o Sp. Braga a vencer os dois jogos realizados. Os minhotos não perdem frente ao Estoril Praia há 11 jogos, enquanto o Estoril Praia perdeu quatro dos cinco últimos jogos realizados.

Ainda assim, com 13 golos marcados, o Estoril Praia tem o melhor ataque desta edição da Taça da Liga e chega à final pela primeira vez.

Enquanto treinador, Artur Jorge vai disputar a segunda final da carreira e para Vasco Seabra será a primeira.

A final da 17.ª edição da Taça da Liga, entre Sporting de Braga e Estoril Praia, realiza-se no sábado, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, com início às 19h45.

Programação da Final da Taça da Liga em Leiria

De manhã, realiza-se a 8.ª edição da Corrida do Adepto, com uma corrida de 10 km e uma caminhada de 5 km, a partir do estádio. A prova tem uma componente solidária e Francis Obikwelu é o embaixador convidado deste ano.

A animação será permanente na Fan Zone, com ativações dos parceiros da Liga Portugal, com a Taça da Liga Legends, a partir das 14 horas, com as antigas glórias de Estoril Praia, Sp. Braga, Benfica e Sporting a entrar no relvado existente no jardim Luís de Camões.

A Taça eLiga Portugal, masculina e feminina, decorre durante toda a manhã e haverá também uma demonstração Teqball, entre as 11 e as 14 horas.

Ao início da noite, a festa transfere-se para o estádio municipal, com música da Cidade FM, o momento Dance Cam e as Domino’s Bazucas, onde são distribuídas camisolas pelas bancadas através de pistolas CO2. As camisolas têm cores diferentes e dão acesso a prémios diferentes.

Como aconteceu nos jogos das meias-finais, nos écrans vão passar os vídeos do hino de cada clube em língua gestual.

A cerimónia de abertura será um dos grandes momentos da Final, com um momento especial, com foco no respeito e fair-play, para a entrega da bola de jogo.

Após os 90 minutos, e quem sabe as grandes penalidades, a cerimónia de entrega do troféu, no palco Allianz, vai trazer muita luz, cor e pirotecnia ao recinto desportivo, naquela que é a quarta edição consecutiva da prova na cidade do Lis.

A componente solidária também está presente durante a partida e por cada minuto útil de jogo a Super Bock e a Fundação do Futebol da Liga Portugal irão doar 60 euros à ACAPO Leiria.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados