Assinar
Cultura

Vida e obra de Miguel Franco contada em filme exibido em Leiria

O “Filme muito breve” é exibido na sexta-feira, dia 26, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.

Inspirado na vida e obra do ator, encenador e dramaturgo leiriense Miguel Franco (1918-1988), o realizador Miguel Cardoso produziu um filme, que é exibido esta sexta-feira, dia 26, em Leiria.

A exibição do “Filme muito breve” sobre Miguel Franco acontece no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, constituindo uma oportunidade para o público conhecer sobre uma figura central no panorama cultural leiriense do século XX.

Recorde-se que Miguel Franco desempenhou um papel fundamental na introdução de uma nova visão sobre o teatro e o cinema na região. Reconhecido como democrata, as suas adaptações de peças clássicas e contemporâneas eram notáveis pela mensagem anti-ditatorial que transmitiam.

Enfrentando problemas recorrentes com a censura, algumas das suas obras não chegaram a ser encenadas, enquanto outras foram proibidas, como é o caso de “O Motim”, publicada em 1963 e apresentada apenas uma vez no Teatro Avenida, em Lisboa, em 1965. A obra, que retrata o dramatismo entre os homens do campo e as condições opressivas de uma grande companhia agrícola no Douro, não resistiu ao crivo repressivo do regime político de Salazar, lê-se em nota de imprensa.

O filme é exibido na tela do Teatro Miguel Franco às 21h30. O realizador Miguel Cardoso irá estar presente para falar sobre a película. A entrada é livre.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.