Assinar


Óbidos

Autarcas criam grupo de trabalho para regularizar ligação da Lagoa de Óbidos ao mar

Autarcas de Óbidos e Caldas da Rainha reuniram-se com várias entidades no dia 15 de fevereiro.

CMO

Os autarcas de Óbidos e Caldas da Rainha, Filipe Daniel e Vítor Marques, reuniram no passado dia 15 para arranjar uma solução para os principais problemas da Lagoa de Óbidos, nomeadamente o fecho da “aberta”, o assoreamento e as condicionantes da atividade económica da apanha de bivalves.

Segundo Filipe Daniel, a reunião resultou na viabilização de uma “verba para a eventual abertura mecânica da ‘aberta'” e a criação de um grupo de trabalho para estudar a regularização definitiva da ligação da lagoa ao mar.

O grupo surge ainda com o objetivo de estudar e monitorizar espécies de interesse piscícola, espécies em risco e avaliar a flora e pradarias marinhas existentes naquele espaço.

“Foi uma reunião bastante participada, com pontos de vista particulares, mas, acima de tudo, com um objetivo claro de preservação de um bem maior, a Lagoa de Óbidos e daqueles que dela dependem para viver e fruir”, conclui o autarca citado em comunicado.

A reunião, que aconteceu em Óbidos, contou com a presença de elementos da Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM), em representação da secretaria de Estado das Pescas, da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

Estiveram igualmente presentes as Juntas de Freguesia do Vau e Santa Maria, São Pedro e Sobral da Lagoa, da Foz do Arelho e do Nadadouro e a Associação de Pescadores e Mariscadores da Lagoa de Óbidos (APMALO).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.