Assinar


Entrevistas Exclusivo

Eurico Brilhante Dias: “Fiz muita diplomacia de peras e maçãs quando fui secretário de Estado da Internacionalização”

A internacionalização e promoção do distrito são prioridades para o cabeça-de-lista do PS por Leiria, que defende a continuidade do processo do novo hospital do Oeste e a manutenção do hospital das Caldas, integrado na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste

Isaque Vicente

Uma sondagem recente revela que a Saúde e a Educação são os assuntos que mais preocupam os portugueses. Que propostas apresenta para a resolução destes problemas no distrito?
São duas áreas nas quais temos trabalho feito nos governos do PS, do qual fiz parte [como secretário de Estado] mas também como deputado. Na Saúde, e ao nível das infraestruturas, dar nota de que vamos continuar com o processo do hospital do Oeste. Continuamos a defender que se tem de garantir uma unidade hospitalar complementar integrada na ULS Oeste, que nos permitirá, com as USF tipo B, ter mais articulação e incentivos nos cuidados de saúde primários. Vamos continuar a apoiar as autarquias que têm vindo a promover instrumentos de contratação, em particular o caso “Bata Branca” no concelho de Leiria. Como governo, fizemos uma grande reforma nas ordens profissionais, temos vindo a pressionar para um aumento significativo das vagas para formação, quer para internos quer nas vagas nas faculdades de Medicina. O que não vai poder voltar a acontecer é ficarmos numa circunstância em que há uma evidente escassez de médicos no país, e o distrito de Leiria tem sido bastante fustigado.
Este esforço que estamos a fazer terá resultados já a partir de 2026, com mais médicos a sair das faculdades e mais internos do que médicos a reformarem-se.
Ainda na Saúde, a descentralização foi um movimento muito importante, é uma reforma que já está a ter impactos positivos na aproximação dos autarcas ao seu centro de saúde, permitindo uma intervenção que melhora a qualidade do serviço prestado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados