Assinar


RL+65

Mais de 136 mil idosos já tiveram desconto na compra de medicamentos

A medida, que se traduz num desconto automático de 50% da parcela não comparticipada pelo Estado, destina-se aos beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.

Mais de 136 mil pessoas beneficiárias do Complemento Solidário para Idosos (CSI) – apoio financeiro destinado aos pensionistas com menos recursos -, já usufruíram do desconto imediato na compra de medicamentos comparticipados.

O desconto imediato, em vigor desde 25 de setembro de 2023, dispensa automaticamente os beneficiários do CSI do pagamento de 50% da parcela não comparticipada pelo Estado no preço dos medicamentos.

Antes dessa data, os idosos com CSI tinham de pedir o reembolso e aguardar pelo seu processamento e pagamento junto com a pensão e com o complemento solidário, depois de apresentarem a fatura de compra dos medicamentos no centro de saúde.

Segundo a informação avançada na última segunda-feira pelo Instituto de Segurança Social, e considerando que, em janeiro, “cerca de 138 mil pessoas recebiam CSI”, mais de 98% já beneficiou desta medida.

O Complemento Solidário para Idosos é um apoio pago mensalmente a pensionistas com mais de 66 anos e com rendimentos inferiores ou iguais a 6.608 euros anuais (valor de referência atualizado em janeiro passado).

O Instituto acrescenta, em comunicado, que os beneficiários do CSI têm direito a outros benefícios adicionais de saúde, além do apoio à compra dos medicamentos, nomeadamente ao nível do reembolso das despesas com a aquisição de óculos e lentes, reembolso com a aquisição de próteses dentárias removíveis, e acesso, de forma gratuita, às consultas de dentista/estomatologista, através do cheque-dentista.

Mais informações sobre o acesso ao Complemento Solidário para Idosos podem ser consultadas no site da Segurança Social ou através da linha de apoio telefónico criada para o efeito, com o número 300 513 131.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados