Assinar
Porto de Mós

Celebrações da Semana Santa começam domingo em Porto de Mós

Além das recriações religiosas, o concelho assinala a quadra com o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal e o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego, até final do mês. Óbidos e Ourém também assinalam a Semana Santa com recriações e momentos culturais.

CMPM

As celebrações da Semana Santa em Porto de Mós arrancam este domingo, dia 24, com a recriação da entrada de Jesus em Jerusalém. A representação será marcada por um tapete florido de 300 metros, que percorre a ponte de São Pedro, em direção à igreja matriz da vila.

Ainda no domingo, terá início o programa de concertos noturnos na igreja de São Pedro, com a atuação do Coro Ninfas do Lis e Rute Martins & Camerata, por parte do Orfeão de Leiria.

Ao longo da semana a igreja de São Pedro será palco de vários encontros culturais que terão a música como peça-chave, com destaque para o “Concerto da Páscoa”, com o tenor João Mendonza, compositor e letrista, cuja voz lhe valeu um encontro com Papa Francisco; “A Gathering of Grace” de Douglas Nolan, por parte da Academia Coral Mezzo e “A caminho da Páscoa”, pela Sociedade Artística e Musical Cortesense”.

Na quinta-feira, dia 28, terá lugar a recriação histórica “Última Ceia – Lava-pés”.

Já na sexta-feira santa, dia 29, “a recriação bíblica da Via Sacra será o momento alto das celebrações”, com “um grupo de atores profissionais e amadores”, sob coordenação do grupo de teatro Leirena, que fará a recriação do momento da condenação até à morte de Jesus Cristo.

O espetáculo terá início na igreja de São Pedro, percorrendo, depois, as ruas da vila até ao Castelo de Porto de Mós, onde terá lugar o momento mais emotivo da recriação.

Nas palavras do presidente da autarquia, esta celebração visa unir toda a comunidade, através da dinâmica cultural, musical e educacional da “semana maior”.

No seguimento da realização da Semana Santa, decorrerá, ainda, o Festival Gastronómico do Folar e da Amêndoa Artesanal e o Festival Gastronómico do Cabrito e do Borrego.

Óbidos reúne milhares de turistas para cerimónias

A Semana Santa de Óbidos começa hoje, sábado, dia 23, e prolonga-se até dia 31. Todos os anos, as cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano à vila de Óbidos e 2024 não será diferente, uma vez que estas cerimónias são das mais antigas do país, tendo a procissão dos Passos mais de 400 anos de existência.

A Semana Santa é, por isso, o ponto alto do calendário litúrgico e cultural de Óbidos, sendo um acontecimento religioso importante para a comunidade local, assim como para os vários milhares de peregrinos e turistas que assistem às cerimónias.

Na parte cultural, haverá diversos concertos de música clássica, essencialmente de teor religioso.

Hoje, dia 23, pelas 21 horas, haverá procissão com saída da igreja da Misericórdia. Amanhã, dia 24, “Domingo de Ramos”, a procissão sai da igreja de São João (Museu Paroquial de Óbidos), para a igreja de Santa Maria, onde decorre a eucaristia, seguida da procissão dos Passos.

Na segunda-feira, dia 25, o Concerto “Vetera Vox”, da Academia de Música de Óbidos, atua a partir das 21 horas, no santuário Senhor Jesus da Pedra. A entrada é livre, assim como nos dias 26 e 27, no mesmo local e hora, com os concertos “Noturnos in Sabbato Sancto” e “In Memoriam Christi”.

Na sexta-feira Santa, dia 29, as cerimónias da “celebração da Paixão do Senhor Jesus”, na igreja de São Pedro começam às 15 horas.


Ourém recria Via-Sacra ao vivo

Na vila de Ourém são vários os acontecimentos que assinalam a Semana Santa, mas o momento alto está marcado para dia 29, com a Via-Sacra ao vivo, a partir das 15 horas.

Esta recriação da Via-Sacra é encenada desde 1999 e é reconhecida como uma das melhores do país.

A encenação é dramatizada por cerca de 100 atores e figurantes locais que recriam as últimas passagens de Jesus Cristo, até à sua crucificação, percorrendo as 14 estações da Via-Sacra. A procissão é enriquecida com orações e cânticos religiosos e enquadrada no cenário monumental deste centro histórico classificado como Monumento de Interesse Público.

Dado que é um evento que atrai todos os anos um elevado número de pessoas, a Câmara de Ourém oferece um serviço de transferes gratuitos que transportam os interessados a partir do Centro Municipal de Exposições de Ourém e da localidade de Santo Amaro até ao Centro Histórico de Ourém, permitindo que todos possam assistir à tão reconhecida representação.

Este evento é uma organização do Município de Ourém, Paróquia de Nª Sr.ª das Misericórdias e Junta de Freguesia de Nª Sr.ª das Misericórdias e conta com as participações da Sociedade Filarmónica Ouriense, Pousada Conde de Ourém, Bombeiros Voluntários de Ourém, Forças de Segurança Pública, Agrupamento de Escuteiros das Misericórdias, entre outros parceiros.

A Via-Sacra ao Vivo está integrada na Semana Santa, iniciativa que decorre de 22 a 31 de março, com um vasto programa cultural aliado às cerimónias religiosas promovidas pela Paróquia de Nª Sr.ª das Misericórdias.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.