Assinar
Alcobaça

São Martinho do Porto prepara atividades da Quaresma e da Semana Santa

As festividades têm início no sábado, dia 16, com a procissão de Nossa Senhora da Soledade para a Capela de Nossa Senhora do Livramento.

Procissão dos Passos do Senhor nas ruas de São Martinho do Porto, em 2023

É uma das épocas mais aguardadas do ano em São Martinho do Porto: as cerimónias da Quaresma e da Semana Santa decorrem, este ano, entre 16 e 31 de março, com um programa vasto e que promete voltar a atrair muitos fiéis à vila, mantendo assim uma longa tradição da comunidade religiosa local.

Com organização da Paróquia de São Martinho do Porto e da Câmara de Alcobaça, a iniciativa conta com o apoio da Junta de São Martinho do Porto e de entidades como a Casa da Cultura José Bento da Silva, os Bombeiros Voluntários da vila e a Fundação Manuel Francisco Clérigo.

As festividades têm início no sábado, dia 16, com a procissão de Nossa Senhora da Soledade para a Capela de Nossa Senhora do Livramento. No dia seguinte decorre a Procissão dos Passos do Senhor (16h00), um dos pontos altos desta celebração religiosa e que, de resto, é comum a outras localidades piscatórias da região, nomeadamente na Nazaré, onde tem grande expressão.

O programa da Semana Santa em São Martinho arranca no Domingo de Ramos, no dia 24, destinado à bênção dos ramos na Capela da Senhora do Livramento, seguida de procissão para a Igreja Paroquial e Missa dos Ramos. O fim de semana é reservado na Sexta-feira Santa à Celebração da Paixão do Senhor e à Procissão do Enterro, enquanto no sábado à noite decorre a Vigília Pascal. O Domingo de Páscoa é assinalado com a Missa da Ressurreição do Senhor (12h00).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.