Assinar
Leiria

Exercício militar “obriga” a voos noturnos de F16 esta semana na região

Até sexta-feira, dia 15, várias forças militares vão realizar movimentações na região, com participação de meios aéreos e terrestres.

Se escutar o som de voos de F16 durante a noite ou presenciar movimentações militares na região, entre os dias 11 e 15, saiba que não há motivo para alarme.

Durante esta semana, a Base Aérea nº5, em Monte Real, concelho de Leiria, está a realizar o exercício “Viper Sword”, com a participação de diversas entidades, com meios aéreos e terrestres.

O exercício militar vai decorrer que no período diurno, quer no período noturno, e implica “a movimentação de forças militares no interior e exterior da BA5”.

De acordo com o Comando da BA5, “as ações externas serão realizadas na estrita observância e rigoroso cumprimento dos conceitos militares de segurança, sendo apenas plausível a utilização de munições de salva durante as deslocações das forças no terreno”.

Esta não é a primeira vez que a Força Aérea Portuguesa realiza um exercício deste género – a última foi em 2023 -, com o objetivo de promover “o aperfeiçoamento técnico-tático e o desenvolvimento de operações conjuntas” entre as diferentes forças envolvidas, bem como permitir a qualificação das equipas sediadas na Base Aérea Nº 5.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados