Assinar


Cultura Exclusivo

Fernando Ribeiro: “Leiria é a grande metrópole cultural do Oeste”

O vocalista dos Moonspell, que vive em Alcobaça, fala sobre os 32 anos da banda, projetos pessoais e profissionais. E antecipa a atuação dos Moonspell esta sexta-feira, dia 29 (21h30, 18 e 20 euros), no Teatro José Lúcio da Silva em Leiria.

Joana Marçal Carriço

Formaram a banda porque tinham uma fanzine e viam que em Portugal não havia grandes bandas de heavy metal. 32 anos depois, qual o estado de arte do heavy metal em Portugal?
É muito melhor, felizmente. Não dependeu só de nós, mas digamos que os Moonspell foram uma pequena revolução no heavy metal português. Claro que havia bandas antes dos Moonspell, havia qualidade. Mas não havia visão – e qualidade sem visão não vai a lado nenhum, como se provou com as bandas portuguesas dos anos 80 e 90, que tomaram as decisões erradas. Acima de tudo queriam ser a versão portuguesa das grandes bandas de heavy metal, dos Sepultura, dos Iron Maiden, dos Metallica. Ora, os Moonspell nunca tiveram essa génese, sempre quiseram ter uma entidade própria, um estilo próprio que de alguma forma piscasse o olho à cultura e história portuguesa. O trabalho mais evidente foi o disco de 2017 sobre o terramoto de 1755. Nós estávamos envolvidos no jornalismo amador, recebíamos muitas cassetes na altura e víamos que em Portugal não havia nada que, de alguma forma, fizesse eco àquele movimento underground que se estava a formar na Europa e que hoje constitui mais de 50% dos agentes, quer de bandas, quer de promotores, quer de editores. Há duas alturas no heavy metal, os anos 70 e 80, que trazem as grandes bandas consagradas. E depois os anos 90, do qual os Moonspell já fazem parte, e que trazem os novos valores. Nós criamos uma banda que fizesse jus a nível de visão, que não quisesse imitar o que vem de lá de fora.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.