Assinar


Sociedade

Investimento de 700 mil euros nas piscinas municipais da Batalha arranca em abril

O equipamento estará fechado a partir do final de abril.

A Câmara da Batalha, no distrito de Leiria, inicia em abril um investimento de cerca de 700 mil euros nas piscinas municipais na sede do concelho, disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Raul Castro.

“Lamentavelmente, durante muitos anos, nunca houve qualquer manutenção e agora chegou a um ponto em que temos de substituir algum equipamento”, afirmou Raul Castro.

Segundo o autarca, no final de abril o equipamento vai fechar “para se fazer a obra, de modo a que em setembro” possa reabrir “em condições ideais” para os utentes.

“É um sacrifício que estamos todos a fazer, os utentes deixam de ter, durante quatro ou cinco meses, acesso às piscinas, mas é imprescindível, não há outra hipótese”, declarou.

O presidente da Câmara esclareceu que “à partida” o investimento, no qual se destacam trabalhos no âmbito da eficiência energética, vai ter financiamento.

Raul Castro adiantou que as piscinas têm cerca de 1.400 utentes mensais.

Em setembro de 2022, o município anunciou, em nota de imprensa, que a infraestrutura iria “beneficiar de diversas intervenções com o intuito de melhorar significativamente a eficiência energética”.

De acordo a nota, as intervenções contemplam a “instalação de maquinaria e equipamentos mais eficientes, apostando na produção de energia renovável”.

“Os trabalhos incluem a total reformulação da central térmica e o fornecimento de caldeira de condensação para águas quentes sanitárias, a instalação de ventilação dos balneários e zonas adjacentes e a substituição parcial dos vãos envidraçados”, revelou então a autarquia.

Ainda segundo a nota de imprensa, dos trabalhos a executar constam também “a instalação na cobertura do edifício de painéis fotovoltaicos”, estando igualmente prevista a substituição de sistema de filtragem e de tratamento de água, a implementação de um sistema de gestão integrada centralizada que comandará todos os equipamentos e a reformulação da rede de gás.

Então, a Câmara assegurou que esta é a intervenção “mais profunda e transversal que alguma vez foi executada após a abertura deste equipamento há mais de 30 anos”, adiantando ter elaborado “candidatura a fundos comunitários com o intuito de beneficiar de um incentivo a fundo perdido de 85%”.

“Para além da substituição de maquinaria, cujos custos de manutenção assumem há vários anos encargos consideráveis para o município, destaca-se nesta intervenção a aposta na eficiência energética e da autoprodução de energia”.

As piscinas municipais da Batalha foram inauguradas em outubro de 1995 quando Raul Castro era presidente da Câmara eleito pelo CDS (1990-1997), cargo para o qual foi eleito novamente em setembro de 2021, agora pelo movimento independente “Batalha é de todos”.

Além destas piscinas cobertas, a autarquia tem uma piscina descoberta no Reguengo do Fetal.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados