Assinar


Desporto

Leiria Run: maior evento de desporto informal de Leiria festeja a liberdade e quer bater recordes

Nona edição realiza-se a 4 de maio, passa por locais históricos do 25 de Abril e pretende atrair 4.500 participantes.

Representantes da organização do Leiria Run, que junta município e clubes e associações do concelho

A história do 25 de Abril vai colorir a edição deste ano do Leiria Run, que este ano se realiza a 4 de maio para celebrar a liberdade em registo familiar e inclusivo, no modo caminhada ao longo de 9 quilómetros, ou em vertente mais desportiva, na corrida com quase 14 quilómetros.

Na 9ª edição de Leiria Run, os participantes vão percorrer edifícios, sítios e conhecer pessoas relacionadas com o 25 de Abril em Leiria, naquele que é “o maior evento de desporto informal na cidade de Leiria”, destacou o vereador do Desporto, Carlos Palheira, na apresentação realizada esta segunda-feira, 18 de março, no ‘tartan’ da pista de atletismo do Estádio Municipal. 

“O Leiria Run é uma forma diferente de nós darmos a conhecer o território, os edifícios, a cultura e a história numa caminhada que se pode fazer em família, mas também de forma desportiva, na corrida”, frisou o responsável. 

Este ano, a organização preparou ”uma prova muito especial, porque comemora uma data também especial: os 50 anos do 25 de Abril de 74”.

À semelhança de anos anteriores, a corrida e a caminhada começam no centro da cidade, na Praça Rodrigues Lobo, e terminam em festa no Estádio Municipal, com passagens obrigatórias pelo Castelo e rio Lis. 

Mas há também pontos de passagem improváveis: em edições passadas, os participantes entraram dentro do gabinete do presidente da Câmara, numa das salas do Tribunal ou junto das bancas do Mercado Municipal e este ano há também “duas ou três surpresas preparadas”, antecipou Carlos Monteiro, do Clube de Orientação do Centro, um dos responsáveis pelo percurso. 

Mas, notou Carlos Palheira, o destaque será “dar a conhecer muito da história do 25 de Abril em Leiria”.

Em parceria com a Associação 25 de Abril foi selecionado um conjunto “de edifícios, de pessoas, de locais que têm uma história para contar”.

“Queremos evocar também este acontecimento tão marcante na nossa história recente” e, portanto, “vai ser um Leiria Run dedicado à liberdade” para, reforçou o vereador, ser “uma corrida pela liberdade e por tudo o que usufruímos hoje”.

Depois de bater o recorde de participação em 2023, com 4.200 pessoas a correr e caminhar, o Leiria Run quer ir mais longe, mas “não há muito mais espaço para muito mais gente”.

“Há aqui alguma margem de crescimento ao nível da corrida, mas na caminhada estamos já aproximarmo-nos do limite e sabemos que vai ser a lotação esgotada”, apontando a organização para um número de inscritos próximo do máximo, “à volta dos 4.500, entre a corrida e a caminhada”.

A 9ª edição do Leiria Run acontece no dia 4 de maio, com caminhada com cerca de 9 quilómetros e corrida de aproximadamente 14. O preço das inscrições varia entre 5 euros (caminhada) e 10 euros (corrida) até 1 de abril. A partir daí, o custo de participação sobe para 10 e 15 euros, respetivamente. As inscrições (disponíveis online aqui) encerram a 25 de abril.

A organização junta o município de Leiria e o Teatro José Lúcio da Silva, em parceria com a Associação Distrital de Atletismo de Leiria, Clube de Atletismo da Barreira, Clube de Orientação do Centro, Juventude Vidigalense, LizRunners e NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria. No total, estão mobilizados 250 voluntários para fazer a festa acontecer.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.