Assinar
Cultura

Prémios ibéricos para Casota Collective, Mosteiro da Batalha e Cistermúsica

Três troféus dos Iberian Festival Awards vieram para a região.

Artes à Vila premiado pelo melhor palco: o Mosteiro da Batalha Foto: Artes à Vila

Três prémios dos Iberian Festival Awards – os Prémios dos Festivais Ibéricos – vieram este ano para a região, distinguindo importantes realizações de Leiria, Batalha e Alcobaça. Os vencedores da oitava edição foram divulgados em Granada, Espanha, e, entre os três premiados, há um troféu ibérico para os Casota Collective pela Melhor Cobertura Vídeo – atribuído pela votação do público – do festival A Porta.

“A Casota já é parte da nossa equipa, tendo assumido um papel preponderante no trabalho criativo que ajudou o festival a relacionar-se com diferentes públicos e a consolidar a sua identidade à escala nacional”, afirmou Mariana Lois, da direção do festival, que regressa a 9 de junho.

Foram igualmente os votos do público que deram ao Cistermúsica o prémio para Melhor Festival de Pequena Dimensão (até 1.500 espectadores/dia) em Portugal. Para Rui Morais, presidente da ABA – Banda de Alcobaça, responsável pelo festival de música, o prémio recompensa “um trabalho consolidado ao longo de duas décadas e do esforço de toda uma equipa em elevar o Cistermúsica a um patamar de excelência”. Único festival de música erudita na lista de premiados, o Cistermúsica comprova que, “tal como os festivais mainstream, é possível conquistar notoriedade e público”.

Também o trabalho do Artes à Vila mereceu um troféu dos Iberian Festival Awards de 2024, para Melhor Palco nacional. Aqui, a relação simbiótica do festival com o Mosteiro da Batalha foi reconhecida pelo júri dos Iberian Festival Awards, que realçou o monumento que acolhe o Artes à Vila como o melhor espaço para festivais em Portugal.

Em anos anteriores, o festival da Batalha já tinha recebido Iberian Awards para Melhor Novo Festival em Portugal (2018) e Melhor Festival de Pequena Dimensão ibérico (2019). Entretanto, a organização do Artes à Vila aproveitou o momento para anunciar que a sétima edição vai ter lugar a partir de 22 de junho.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados