Assinar


Cultura

Sociedade Nacional das Belas Artes expõe desenhos inéditos de José Luís Tinoco

Exposição está patente em Lisboa até 6 de abril e tem curadoria de Ana David Mendes.

Cinquenta desenhos inéditos de nus criados nos últimos 30 anos por José Luís Tinoco – natural de Leiria – integram a exposição que desde quinta-feira, 7 de março, está patente na Galeria de Arte Moderna da Sociedade Nacional de Belas Artes (SNBA), em Lisboa.

Intitulada “Outra maneira de fazer”, a exposição que tem curadoria de Ana David Mendes, também de Leiria, e apresenta ainda 45 obras em técnica mista.

Com trabalhos criados entre 1990 e 2020, a exposição na SNBA mostra até 6 de abril “algumas telas significativas das técnicas mistas e uma mesa de trabalho com estudos preparatórios e cadernos de artista”, explicou Ana David Mendes, citada pela agência Lusa. A curadora destaca que a importância da apresentação de “uma obra relevante” no percurso de José Luís Tinoco, “e menos conhecida do público”.

Arquiteto, pintor, músico, compositor e poeta, José Luis Tinoco nasceu em Leiria em 1932, e cursou arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, tendo concluído a licenciatura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, em 1952.

Como músico, durante as décadas de 1950 e 1960 atuou regularmente no Hot Clube de Portugal, e a partir da década de 1970 diversificou a sua atividade de composição, assinando música para teatro, cinema, música instrumental e vocal, integrado no movimento do jazz/rock progressivo, contribuindo para a renovação do fado e da canção portuguesa.

“É a primeira vez que estes desenhos de nus são expostos publicamente”, sublinhou Ana David Mendes, indicando que as obras percorrem todas as fases do seu percurso de investigação ao longo das três últimas décadas, e “resultam de um trabalho de experimentação” do mestre, atualmente com 91 anos.

A par da arquitetura – que viria, entretanto, a abandonar – dedicou-se também à ilustração, e a partir da década de 1980 intensificou o seu trabalho como pintor, tendo realizado a sua primeira exposição individual na Fundação Calouste Gulbenkian, em 1986, onde estiveram reunidas 70 obras.

Em 2022 José Luís Tinoco recebeu do município de Leiria a Chave da Cidade.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.