Assinar
Caldas da Rainha

40 artesãos levam mostra de trabalhos à praça da República

Evento acontece em Caldas da Rainha, no próximo dia 20 de abril, com a participação de mais de 40 artesãos.

A praça da República, também conhecida como praça da fruta, em Caldas da Rainha, vai acolher, no próximo dia 20 de abril, o evento Artesanato na Praça, com o objetivo de retratar o trabalho desenvolvido por 40 artesãos locais.

O evento é organizado pela Associação de Artesãos de Caldas da Rainha e será o primeiro de dois que a associação pretende implementar a partir deste ano.

“Imaginem uma oficina a céu aberto, onde todos podem ver como se trabalha na roda de oleiro, como se faz uma navalha ou faca, como se produz um sapato à medida, como se transforma uma cabaça numa peça de decoração, como se molda o barro, se coze loiça à moda antiga pela técnica chamada “raku” (técnica ancestral de cozedura de cerâmica), como se fazem e reparam tachos e panelas através da latoaria (arte em extinção), como se transforma um pedaço de madeira num brinquedo, numa peça utilitária ou decoração, como são feitos os “Bordados Das Caldas”, como de um  conjunto de cordas cruzadas e nós nasce o macramé, como um azulejo pode ser uma peça única, como se trabalha o estanho, como se fazem peças em tecelagem…”, refere a Associação, em comunicado, apresentando um pequeno exemplo do que se pode encontrar.

A mostra decorre entre as 17 e as 23 horas, com acesso gratuito, e os visitantes poderão tirar dúvidas, ouvir histórias e aprender com cada um dos artesãos, colocando as “mãos na massa” e testando várias técnicas. “Em alguns dos casos poderão levar para casa a peça criada por si, ali mesmo, ao ar livre, no coração da cidade” de Caldas da Rainha, acrescenta a organização.

A acompanhar as atividades artesanais, existe um programa musical entre as 17 e as 22 horas, com o Rancho Folclórico e Etnográfico “As Ceifeiras da Fanadia”, danças e músicas populares, tocadores de gaitas de foles e fado.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.