Assinar
Batalha

Câmara da Batalha unânime contra alta tensão

Autarquia salienta que não foi ponderado o impacto em áreas como a Pedreira Histórica de Valinho do Rei, associada à construção do Mosteiro da Batalha.

foto de postes de alta tensão

A Câmara da Batalha emitiu um parecer “negativo” à passagem da Linha de Muito Alta Tensão (LMAT) pelas freguesias de São Mamede e Reguengo do Fetal, ligando Rio Maior a Lavos.

O executivo municipal aprovou por unanimidade na quarta-feira, dia 3, uma “posição desfavorável” ao traçado proposto pela REN e “emitiu um parecer negativo quanto à sua localização no concelho”.
O município admite, por outro lado, “socorrer-se dos meios judiciais considerados necessários para afastar o risco de produção de impactos negativos no território”.

A autarquia considera que a LMAT “foi definida de modo unilateral, não tendo sido auscultado o município da Batalha”, e que “não foram devidamente acauteladas” áreas como a Pedreira Histórica de Valinho do Rei.

Neste caso, “as condicionantes não foram totalmente salvaguardadas”, temendo a autarquia “a perda irremediável de uma vertente do património material e cultural associado ao mosteiro”.

O município mostra-se ainda preocupado com os efeitos da LMAT na rede de águas subterrâneas da Batalha, por acrescentar “um risco numa área de elevada suscetibilidade em termos de incêndios rurais e com o impactos negativos na paisagem cársica”.

O município refere que o traçado também “inviabilizará o desenvolvimento” da zona industrial de São Mamede, destacando que há alternativas, como a duplicação da existente linha do Pego.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados