Assinar
Cantinho dos Bichos

Dois cães procuram donos após resgate

Passado o prazo legal para a restituição ao legítimo dono, os animais ficam disponíveis para adoção

Desde o início de abril, a Polícia de Segurança Pública (PSP) e os bombeiros resgataram, pelo menos, dois cães na região de Leiria. O caso mais recente trata-se de um cão da raça Gado Transmontano, com 9 anos e de porte grande, que se encontrava no interior de uma habitação.

De acordo com a PSP, o cão estava “bem cuidado e alimentado” por uma cuidadora, que não era a sua legítima proprietária.

“A mesma, ao passar por fragilidades de cariz familiar e pessoal, teve de mudar de residência, não podendo continuar a cuidar do animal”, acrescenta aquela autoridade policial.

O patudo foi recolhido no dia 4 de abril, pelo Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Brigada de Proteção Ambiental, com o apoio dos Serviços de Veterinária da Câmara de Leiria, e está agora à guarda do Centro de Recolha Oficial (CRO) de Leiria. Ficará disponível para adoção caso o legítimo dono não se pronuncie dentro do prazo legal de 15 dias.

Dias antes, a 1 de abril, foi a vez dos Bombeiros Voluntários de Alcobaça salvarem um cão que se encontrava preso debaixo de uma ponte, junto a uma passagem de água.

Num vídeo partilhado pela Associação Protectora de Animais da Marinha Grande (APAMG), vê-se um elemento dos bombeiros ao pé do patudo e a colocar-lhe um equipamento semelhante a um arnês. No cimo da ponte, os restantes operacionais puxam o cão, até ele ficar fora de perigo.

Na mesma publicação, a associação agradece o trabalho dos bombeiros e acrescenta: “Ainda não chegou a tua hora pequenino, graças ao esforço e coragem destes profissionais”.

Ao encontrar um animal, ferido ou abandonado na via pública, poderá ser contactada a Brigada de Proteção Ambiental da PSP (244 859 859) ou o Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) da GNR (808 200 520).

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.