Assinar
Nazaré

Fotojornalista Rui Caria retrata as nazarenas “Mulheres de Sol e Sal”

Rui Caria apresenta as peixeiras da Nazaré e as suas raízes, através de um corpo de trabalho documental em fotografia e vídeo

Trabalho documental em fotografia e vídeo Foto: Rui Caria

O fotojornalista, Rui Cacia, retratou as “Mulheres de Sol e Sal” da Nazaré, com um smartphone da marca Xiaomi na mão. O projeto resultou num trabalho documental em fotografia e vídeo, totalmente criado com o Xiaomi 14 Ultra, que o nazareno realizou no âmbito da Xiaomi Master Class 2024.

Naquele que é o primeiro episódio da segunda temporada das Xiaomi Master Classes, sob o mote See The World In The New Light [ver o mundo com uma nova perspetiva], o nazareno apresenta as peixeiras da Nazaré e as suas raízes, através de um corpo de trabalho documental em fotografia e vídeo.

“Esta abordagem multimédia não apenas celebra as histórias individuais das mulheres da Nazaré, mas proporciona uma reflexão sobre a passagem do tempo e a evolução cultural da região”, explica o correspondente da SIC, que está radicado na Ilha Terceira, nos Açores, há vários anos.

“Este desafio foi muito especial, produzir um documentário na minha terra Natal; a Nazaré. E à luz do que já produzi anteriormente, nos Açores, quando contei as histórias do último chocalheiro ou do guardador de cabras, também na Nazaré procuro as pessoas que habitaram a minha infância; as mulheres da Nazaré, de negro, vestidas em contraste com o imenso areal dourado, são quem quero fotografar e filmar”, afirmou o fotojornalista, agraciado com vários prémios ao longo da sua carreira.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.