Assinar
Cultura

“Quatro filhas” e “Rosinha e outros bichos do mato” em Leiria

Dois documentários estão em destaque no Teatro Miguel Franco nos próximos dias.

O documentário de Marta Pessoa, "Rosinha e outros bichos do mato", é exibido na quarta-feira, dia 17, em Leiria

Há dois documentários obrigatórios a marcar a semana cultural em Leiria. Na terça-feira, dia 16 (21h30, 4 euros, M12), o ciclo Hádoc mostra no Teatro Miguel Franco “Quatro filhas”. O filme da realizadora tunisina Kaouther Ben Hania – que venceu o “L’Oeil d’Or” em Cannes e esteve nomeado para os Óscares – conta a história da família de Olfa Hamrouni.

Duas das quatro filhas radicalizaram-se por influência de extremistas islâmicos e Ben Hania filma esse complexo contexto, recorrendo a duas atrizes profissionais para representar e reconstituir o percurso das raparigas desaparecidas. O resultado é um retrato cativante de cinco mulheres e um trabalho singular sobre o peso do trauma herdado e os laços que unem mães e filhas.

Quarta-feira, dia 17, também no Teatro Miguel Franco, é possível ver em duas sessões (18h30 e 21h30, 3,5 euros, M12) “Rosinha e outros bichos do mato”.

O documentário de Marta Pessoa recorda a história de Rosinha, uma jovem guineense que, juntamente com outras mulheres, homens e crianças de territórios africanos, foi trazida para Portugal para ser apresentada na I Exposição Colonial Portuguesa. No Porto, em 1934, essas pessoas foram exibidas “nos seus habitats” numa ação de propaganda do Estado Novo.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados