Assinar
Porto de Mós

Município de Porto de Mós procura pedreiras para promover calçada portuguesa

O objetivo é encontrar dois locais no concelho para gravar cenas para um vídeo promocional da Associação da Calçada Portuguesa.

As pedreiras de calçada de Porto de Mós – o único município, a par de Lisboa, que integra a Associação da Calçada Portuguesa – vão ser cenário do próximo vídeo promocional dessa organização. Como tal, a Câmara está à procura de duas pedreiras do concelho para as gravações.

Afinal, a calçada portuguesa é “uma arte e saber-fazer que integra a lista do património cultural imaterial nacional [desde 2021] e que em breve será candidata, na mesma categoria, à UNESCO”. As palavras são de António Prôa, presidente da associação. De acordo com o dirigente, este “breve filme procura ilustrar algumas das mais notáveis calçadas em Portugal, bem como o seu processo de construção, da extração à aplicação”, a ser utilizado como ferramenta promocional nos diversos eventos e iniciativas em que a entidade participa. “Sejam eles nacionais ou internacionais”, já que esta arte “espalhou-se um pouco por todo o mundo e é hoje marca identitária de outros países”, acredita.

Nesse sentido, refere ainda que, no território de Porto de Mós, “é extraída grande parte da pedra utilizada na calçada portuguesa”. Distingue-se também pela “particularidade de se encontrar pedra calcária preta”, além do tradicional calcário branco.

Não é a primeira vez que a envolvência destas pedreiras típicas é captada em vídeo, daí que a Câmara tenha optado por esta divulgação pública, “para não serem sempre as mesmas pedreiras” em destaque, explica, por parte do Município, o responsável pela captação, João Gabriel. A ideia passa também por “vincar o sentido de pertença”: “É algo que é nosso, vamos mostrar as nossas pedras”, diz.

O responsável explica que “que já há bastantes candidatos” e que as filmagens avançarão em breve. Os interessados podem obter mais informações através do número 917 768 190.

BFS

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados