Assinar
Pombal

Ideia de negócio da ETAP vence final regional da CCDR Centro

Final do concurso regional decorreu no dia 5, em Aveiro.

CCDRC

Chama-se Portable Football Arena, foi desenvolvido pelos alunos Manuel Sav’yak e José Costa, do curso técnico de Mecatrónica, da Escola Tecnológica, Artística e Profissional (ETAP) de Pombal, e consiste num sistema de custo reduzido para “monitorização e treino portátil de equipas de futebol e de futsal”, com o objetivo de elevar o nível de preparação dos atletas e melhorar a análise do desempenho dos atletas.

“Incorpora uma solução de seis balizas que permitem o treino dos jogadores em qualquer lugar”, possibilitando melhorar as capacidades de passe/remate, tempo de reação e precisão dos jogadores, entre outros parâmetros de análise.

O projeto, em representação da Comunidade Intermunicipal de Leiria (CIMRL), foi o vencedor do Concurso Regional de Ideias de Negócio nas Escolas, promovido pela CCDR Centro, no dia 5, em Aveiro, que entende que foi uma ideia que se destacou “pela sua criatividade, inovação e viabilidade, refletindo o espírito empreendedor e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos”.

“Esta vitória não só coloca em evidência a excelência educativa da escola, mas também a capacidade dos jovens de desenvolverem ideias de negócio promissoras e impactantes”, refere a CCDR Centro em comunicado.

O segundo lugar foi conquistado pelo projeto “Smart Feed Pets” da Secundária de Tondela e o terceiro lugar foi para a Profissional de Aveiro – Pólo Sever do Vouga com o projeto “Pedal Turístico”.

Neste concurso, as seis comunidades intermunicipais da região Centro (Beira baixa, Beiras e Serra da Estrela, Região de Aveiro, Região Oeste, Dão Lafões e CIMRL) foram representadas pelos finalistas dos concursos intermunicipais.

Segundo a CIMRL, este programa “foi criado com o objetivo de desenvolver uma estratégia integrada para a promoção do espírito empreendedor dos mais jovens”, salientando-se o desenvolvimento das capacidades dos jovens a vários níveis: permanente capacidade de criatividade, de procura de soluções para problemas, de estímulo e promoção da cultura empreendedora, “verdadeiros motores de transformação do conhecimento técnico e científico em novos negócios, para que possam atender às necessidades da sociedade”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.