Os militares do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), do Comando Territorial de Leiria da GNR, detetaram na semana passada uma descarga de hidrocarbonetos (óleos usados de motores ou caixas) diretamente no sistema de águas pluviais.
Segundo comunicado enviado às redações, a descarga foi detetada no dia 30 de agosto, no âmbito de uma fiscalização direcionada a oficinas de automóveis. Os militares apuraram ainda que o sistema de drenagem e encaminhamento dos óleos “era efetuado diariamente para a rede pública”.
Foi elaborado um auto de contraordenação por infração ambiental muito grave, cujo valor máximo da coima pode chegar aos 144 mil euros.
Anónimo disse:
A oficina em questão cumpre a reciclagem de óleos usados , tendo sido inclusive distinguida como amiga do ambiente pela empresa que procede a recolha do mesmos , situação comprovada a partir das respetivas EGA’r .
Descargas diárias e uma afirmacao que de todo não corresponde a verdade , e um ato difamatório , em que a empresa já está a tomar as devidas medidas, havendo várias testemunhas no local que atestam a veracidade dos factos .
Anónimo disse:
Vejam o que se passa na ribeira de Coina no Barreiro, mais precisamente no sistema de águas pluviais que desaguam mesmo ao lado da rotunda de Coina. É vergonhoso!!!!
Maria disse:
Se tem conhecimento deve denunciar o caso, é uma questão de civismo. Falar aqui não dá muito resultado….
https://www.gnr.pt/ambiente.aspx