Gisela João e Sérgio Godinho estão entre os convidados da Festa do Povo, que assinala em Leiria a Revolução de Abril, nesta edição com 650 músicos filarmónicos e a promessa da maior dança tradicional da Alta Estremadura.
Segundo a programação divulgada pela Câmara de Leiria, a Festa do Povo é inaugurada no dia 24 às 19 horas, no Jardim Luís de Camões, dia em que, no largo do Papa, atuam a banda LUZIA e Gisela João, a partir das 21h30.
Já no dia 25 de abril à noite, sobem ao palco Carlos Alberto Moniz e Sérgio Godinho & Os Assessores. Mas antes, à tarde, as Ninfas do Lis cantam José Afonso e o Ensemble de Metais de Leiria dá o concerto “Acerca da Liberdade”. Todos os concertos são no largo do Papa.
Ainda neste dia, mas de manhã, decorrem as cerimónias oficiais, que começam às 10 horas, com o hastear da Bandeira Nacional nos Paços do Concelho e participação da Filarmónica do Arrabal e presença do pelotão do Regimento de Artilharia n.º 4.
Uma hora depois, no Teatro Miguel Franco, realiza-se a sessão solene com intervenções institucionais, finalizando com a atuação do coro Ninfas do Lis, dirigido pelo maestro Mário Nascimento.
No sábado, dia 26, a autarquia destaca a primeira edição do FILARFEST – Festival Filarmónico, com as 11 bandas filarmónicas do concelho de Leiria e mais de 650 músicos, a partir das 17h30, igualmente no largo do Papa.
“Numa iniciativa promovida pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com o apoio do município, esta iniciativa visa reforçar o papel da música enquanto elemento diferenciador do nosso território, pretendendo também reforçar o papel de grande relevo cultural e associativo das bandas filarmónicas”, referiu numa nota de imprensa a Câmara.
A autarquia lembrou que Leiria é Cidade Criativa da Música da Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e considerou que o FILARFEST “evidencia todo o trabalho associado à preservação, à valorização e à difusão do património musical deste território”.
A Festa do Povo termina no dia 27, data em que se realiza a “primeira edição do evento ‘FOLK IN 1000’, que consiste num desfile e na maior dança tradicional da Alta Estremadura já executada em Leiria com a participação de mil elementos oriundos dos ranchos folclóricos”.
Este momento de folclore e etnografia “pretende agregar mais de um milhar de elementos devidamente trajados a rigor e culminará com a maior dança tradicional portuguesa”, adiantou a autarquia.
Esta quinta-feira, 24 de abril, a Câmara de Leiria anunciou diversas alterações ao programa inicial, no qual se incluem o cancelamento da animação itinerante pelos ranchos folclóricos do concelho, prevista para domingo, dia 27, a partir das 16h30.
Também a hora do concerto de Carlos Alberto Moniz sofreu uma alteração, passando a realizar-se às 17h30 ao invés das 21h30.
O Município relembra que, no dia 25, às 21 horas, a cidade recebe uma vigília de oração pelo Papa Francisco, junto ao mural da Jornada Mundial da Juventude, na rotunda em frente à Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.
A Festa do Povo, que se desenvolve ainda na Fonte Luminosa e largo 5 de Outubro, contempla também, entre outras atividades, artesanato ao vivo, gastronomia, animação itinerante por ranchos folclóricos, um mercado tradicional e momentos de poesia com o Sísifus Coletivo de Expressão.
Esta iniciativa, com entrada livre, assinala os 51 anos da Revolução de 25 de Abril de 1974 e a conquista da liberdade e da democracia. É organizada pelo Município de Leiria em parceria com a Associação Folclórica da Região de Leiria – Alta Estremadura e a Associação de Filarmónicas do Concelho.

(notícia atualizada às 15h20 de 24 de abril de 2025 com alterações na programação)
sivestre disse:
“Festas do POvo”
Parece uma cópia que o Partido Comunista faz!
Isto só prova que a “Câmara passa o ano todo a pensar em festas|!