Aí está mais uma edição do Festival de Jazz de Valado dos Frades. O famoso Jazz Valado está de regresso a partir de 27 de abril com uma programação que integra dez espetáculos repartidos pela vila de Valado dos Frades (a histórica sala da BIR e uma saída à praça 25 de Abril) e pelas “Nazaré Sessions” (Cineteatro e Marginal).
É mesmo na Marginal que a 28ª edição se estreia, com a Dixienaza Jazz Band a percorrer a calçada a partir das 16 horas do último domingo de abril.
A restante programação dispersa-se por maio, com a Orquestra Juvenil da Junta de Freguesia de Valado dos Frades e Dixie Gang a atuarem na praça 25 de Abril do Valado no dia 1, antes do projeto Elas e o Jazz (Joana Machado, Mariana Norton e Marta Hugon) e a Big Band da Nazaré realizar um tributo às Andrew Sisters na Nazaré, no dia 3.
A trompetista francesa Airelle Besson toca com quarteto na Nazaré no dia 10 e Alexandre Frazão junta o seu quinteto no projeto “Quintessência” no Valado no dia 16. Nesse fim de semana, o pianista italiano Antonio Faraò, o baixista norte-americano John Patitucci e o baterista norte-americano Gene Jackson juntam-se numa noite de tributos na Nazaré, dia 17.
Dias 23 e 24 de maio passam pela sala da BIR o Clara Lacerda Quinteto e o Maria Carvalho Quinteto, antes da reta final com Nazaré Capbreton Sextet 2025 no dia 30 e Junior Maceió Quarteto – do saxofonista brasileiro radicado em Portugal – a fechar, no dia 31.
Este ano, pela primeira vez, o festival estende-se capital, onde leva o espetáculo dedicado às Andrew Sisters. Será no dia 27 de junho, no Tivoli BBVA, com o trio Elas e o Jazz e a Big Band do Município da Nazaré.
Os bilhetes estão à venda Ticketline.
