Assinar


Cultura Exclusivo

Festivais Música em Leiria e Jazz Valado em risco de perder apoio do Estado

Dois dos históricos festivais do distrito de Leiria estão fora do Programa de Apoio Sustentado às Artes. Orfeão de Leiria e Biblioteca de Instrução e Recreio esperam resposta ao recurso mas garantem a realização em qualquer cenário.

O festival Música em Leiria festejou em 2022 a 40ª edição. Apesar da indefinição provocada pelos resultados provisórios do concurso da DGArtes, o Orfeão de Leiria garante que a 41ª edição não está em risco Sérgio Claro/Música em Leira

Os festivais Música em Leiria e Jazz Valado estão fora da seleção ao Apoio Sustentado às Artes para programação. A lista é provisória – decorre a fase de recurso – mas ambos arriscam perder o apoio que recebiam do Estado há décadas: não tiveram pontuação suficiente para o orçamento disponível. Orfeão de Leiria, que organiza o Música em Leiria, e Biblioteca de Instrução e Recreio (BIR) de Valado dos Frades, responsável pelo mais antigo festival jazz da região, admitem surpresa e recorreram da classificação.

Em Leiria, o presidente do Orfeão, Vítor Lourenço, não comenta até sair a lista final. Mas garantiu ao REGIÃO DE LEIRIA que a 41ª edição do festival vai acontecer, independentemente da decisão da Direção-Geral das Artes (DGArtes).

No concurso a quatro anos, o Orfeão pede 480 mil para o Música em Leiria e para formações como cursos de verão e estágios. Na fundamentação, a DGArtes aponta como principal fraqueza a ausência de “fatores verdadeiramente inovadores” para atrair “público desinformado”.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.