À segunda foi de vez: Pedro Pombo foi eleito presidente da direção do Centro de Educação Especial, Reabilitação e Integração de Alcobaça (Ceeria), colocando um ponto final no impasse diretivo, depois de as eleições de dezembro do ano passado terem sido impugnadas. Desta vez, Pedro Pombo foi a votos sem adversários, num ato eleitoral que decorreu na quarta-feira da semana passada.
Devolver a “paz” à instituição e “arrumar” a casa são agora as prioridades do sucessor de José Godinho que tomou posse no passado sábado.
“A nossa principal preocupação passa por estabilizar a paz entre os funcionários, os utentes e unir todas as forças”, sublinhou Pedro Pombo, que assumiu ainda a intenção de “abrir o mais rapidamente possível” o lar e fazer a transição dos utentes do lar do Lameirão para o novo edifício.
Por outro lado, “está a ser feito um levantamento da situação financeira do Ceeria e mais tarde possivelmente será feita uma auditoria”, admite o presidente da Direção do Ceeria. “A instituição ao dia de hoje [22 de abril] não tem dinheiro para os ordenados deste mês de abril”, partilha o dirigente.
“Encontrámos uma casa desarrumada. Não temos acesso a emails e a documentação necessária”, revela ainda.
A partir do próximo mês de maio, aponta o novo presidente da direção, a equipa será reorganizada e reforçada. Nessa data, deverá também entrar em funções o(a) novo(a) diretor(a) técnico(a) da instituição.