São mais de 650 os músicos filarmónicos que se fazem em Leiria ouvir este sábado à tarde, dia 26 de abril. Integram as 11 bandas do concelho e vão tocar pela liberdade, evocando a liberdade garantida pela revolução do 25 de Abril na Festa do Povo, que este ano estreia o FilarFest – Festival Filarmónico.
A partir das 17h30, as bandas de Leiria entram em ação no Largo do Papa, por esta ordem: Caranguejeira, Arrabal, Bajouca, Bidoeira, Chãs, Cortes, Maceira, Marrazes, Monte Redondo, Pousos e, a fechar, Soutocito.
A iniciativa promovida pela Associação de Filarmónicas do Concelho de Leiria, com o apoio do município, pretende “reforçar o papel da música enquanto elemento diferenciador do nosso território”, bem como “o papel de grande relevo cultural e associativo das bandas filarmónicas”, realça a Câmara de Leiria, em comunicado.
Na Leiria que é Cidade Criativa da Música UNESCO, as filarmónicas são “instituições de referência, que fomentam a ligação entre a tradição e a contemporaneidade através da linguagem universal da música”, acrescenta a autarquia.