É uma abertura há muito aguardada mas será necessário esperar até setembro para conhecer a “nova” Villa Portela.
O espaço municipal está a ser alvo de intervenção desde 2022 e os trabalhos deverão ficar concluídos até final de junho, depois de uma abertura anunciada para 2023 e mais tarde para 2024.
Em janeiro deste ano, a autarquia anunciou que o novo espaço cultural da cidade de Leiria, que pretende ser um lugar de liberdade de pensamento através da arte, deveria ser inaugurado em maio, mas tal como aconteceu nos prazos anunciados anteriormente, atrasos resultantes da obra estão a condicionar a conclusão.
“Para quem esperou tanto tempo, queremos abrir com condições”, afirmou Gonçalo Lopes, esta terça-feira, em reunião de executivo. “O trabalho de construção civil é sempre um drama, não só para os privados, devido aos atrasos e demoras, porque não existe mão de obra para dar resposta às necessidades”, explicou, justificando que os fatores meteorológicos também condicionaram a realização dos trabalhos.
Questionado pelos jornalistas, o autarca de Leiria explicou que a entrega da obra deverá acontecer no final de junho e a abertura ao público, após a montagem de todas as exposições, acontecerá em setembro.
O chalet construído nos finais do século XIX recebeu obras de reabilitação, requalificação, restauro e conservação para permitir a instalação do Centro de Artes Villa Portela, uma intervenção estimada em 2,869 milhões de euros.
Os trabalhos compreendem a transformação e adaptação dos espaços exteriores e a recuperação de todo o edificado tendo em vista a utilização enquanto equipamento público cultural. No total, são cerca de dois mil metros quadrados de área de implantação de edifício e 17 mil metros quadrados de zona verde e jardim.
O projeto prevê a criação de áreas expositivas, áreas técnicas, biblioteca e sala de leitura e cafetaria no edifício principal. Nos restantes vão ser instaladas zonas de produção, oficinas e salas polivalentes.
Nos jardins será criado um espaço para eventos, auditório ao ar livre e zona para público infantojuvenil.
A Villa Portela, Monumento de Interesse Municipal, passou para a esfera municipal em 2017, no âmbito de um acordo com o proprietário, Ricardo Charters d’Azevedo.