Os dedos das mãos não chegam para contar os concelhos onde o partido Chega saiu vitorioso nesta noite de eleições legislativas antecipadas.
No distrito de Leiria, assim como noutras zonas do país, o resultado foi histórico, com o Chega a ficar em primeiro lugar ou em segundo. Nazaré e Peniche foram os primeiros concelhos do distrito onde o Chega foi anunciado como vencedor, e nos quais o partido tinha alcançado a terceira posição nas legislativas de 2024.
Na sede do partido em Leiria, localizada no antigo edifício D. João III, o líder distrital Luís Paulo Fernandes, e deputado eleito, reagiu aos primeiros resultados com muita felicidade e entusiasmo. “Ganhámos. Estou tão feliz”, exclamou.
Poucos minutos depois, o resultado na Marinha Grande deixou o deputado ainda mais eufórico: gritou de alegria, começou aos saltos e pegou no telemóvel para dar as boas-novas ao presidente do partido, André Ventura.
“Partidos com 50 anos, e um partido com cinco anos rebenta com eles. Como é que é possível?”, disse, acrescentando com vigor e referindo-se aos eleitores da Marinha Grande: “A maior parte dos comunistas são nossos agora”.
Entre abraços e vivas ao Chega sempre que alguém entrava na sala, vários copos de vinho entornados no chão como reflexo da emoção sentida, os olhares iam-se concentrando nos monitores na expectativa de conseguir eleger um terceiro deputado pelo círculo eleitoral de Leiria.
Foi por volta das 22h47, que a contagem fechou no concelho de Leiria, onde estava pendente uma última freguesia. Quem estava sentado, levantou-se. Luís Paulo Fernandes começou a gritar de alegria e de repente formou-se uma roda à volta de Cristina Henriques, a terceira da lista do Chega por Leiria, que faltava eleger para o partido conquistar o resultado que não conseguiu em 2024 e que Luís Paulo Fernandes tanto almejava e ansiava desde o início da noite.
“Foi algo que nos escapou por um triz em 2024 e agora estamos satisfeitos, porque ganhámos na Nazaré, Peniche e na Marinha Grande, que era tradicionalmente socialista/comunista. E no distrito conseguimos ficar à frente do Partido Socialista”, rematou.
O primeiro deputado do Chega eleito por Leiria foi Gabriel Mithá Ribeiro.



















