O PS teve uma vitória histórica em 2022 em Leiria, distrito onde nunca tinha ganho. Mas em 2024 sofreu uma queda acentuada e perdeu mais de 20 mil votos e dois deputados. De que forma espera recuperar?
Os contextos históricos são muito diferentes: tivemos uma maioria absoluta não esperada [em 2022] e em 2024 o Governo tinha acabado de cair na sequência de um funesto parágrafo e de uma intervenção do Ministério Público. O PS tinha estado no poder oito anos e era relativamente fácil ao governo que tomou posse mais tarde, a coligação AD, vender ilusões que, passado um ano, ruíram em várias áreas da atividade. Um ano depois, é evidente que o contexto melhorou para o PS. O acolhimento que temos tido na rua é bastante mais caloroso do que foi o ano passado. Mudar de governo para o PS é uma mudança segura.
Eurico Brilhante Dias: “É evidente que o contexto melhorou para o PS”
Após a derrota do PS em Leiria em 2024, o cabeça-de-lista acredita que há desilusão entre os eleitores com o Governo AD. E que isso fará o distrito ajudar os socialistas a regressar ao poder.