É um festival dedicado à conexão entre corpo, mente e natureza, promovendo práticas e terapias holísticas, sustentabilidade, cultura, arte, saúde e bem-estar em harmonia com o meio ambiente.
Após a primeira edição, em outubro de 2024, a organização do festival FesNatura regressa este domingo, dia 11, ao Pisão, na freguesia de Bajouca, concelho de Leiria, para um evento relacionado com a primavera e que serve de apresentação para a II edição do festival, prevista para 27 e 28 de setembro.
Com o objetivo de “integrar a comunidade dentro das várias gerações, para proporcionar uma experiência transformadora de reconexão com a natureza, consigo mesmo e toda a comunidade”, através de práticas e terapias holísticas que “promovam a saúde , o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, incentivando a sustentabilidade cultural e o bem-estar em harmonia com o meio ambiente”, toda a comunidade é convidada a participar neste “festival intermédio”, que tem como tema a roda da natureza, com o nome das celebrações da roda do ano, correspondentes a cada estação.
Assim, amanhã, domingo, 11 de maio, o FesNatura Ostara tem início às 9 horas, seguindo-se uma caminhada sensorial pelas 9h30. Pela manhã ainda haverá atividades de pintura, plantação de sementes e confeção de pizzas.
As atividades prolongam-se até às 19 horas, proporcionando demonstrações de pequenos produtores, artesãos e terapeutas locais, mobilizando também “fortalecimento da qualidade de vida, da cultura e da economia da região Norte de Leiria”. O programa encerra com uma cerimónia, uma fogueira e uma atuação surpresa.
Este não é o primeiro evento intermédio associado ao FesNatura. Em fevereiro, Monte Real acolheu a versão “Yule” (inverno), e para junho, no dia 21, está prevista a edição “Litha” (verão). Contudo, o principal evento associado ao FesNatura acontece a 27 e 28 de setembro, no II FesNatura – versão “Mabon” (outono), na ABAD e parque do Pisão na Bajouca.


