O leiriense Ivan Domingues venceu, na manhã deste sábado, a corrida sprint do Grande Prémio de Espanha, quinta prova do Mundial FIA de Fórmula 3.
Esta é a primeira vitória portuguesa em 12 anos, depos de António Félix da Costa ter conseguido subir ao pódio pela última vez.
Ivan Domingues, rookie de 19 anos, partiu do sexto lugar, mas passou para a liderança da prova na terceira curva.
No final, o hino nacional português tocou no circuito da Catalunha, num momento muito emotivo para o piloto, que esta temporada se estreia na competição, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.
O piloto conquistou os primeiros dez pontos da temporada e é agora 19.º classificado do campeonato, composto por 35 pilotos.
A corrida principal está marcada para as 7h30 de domingo e o piloto vai partir da sétima posição.
“Sempre disse que o meu sonho era ouvir o hino nacional e erguer a nossa bandeira no lugar mais alto do pódio. Partilho esta vitória com todos os portugueses, em particular com a minha família, a minha equipa e todos aqueles que me têm acompanhado”, disse Ivan Domingues, no final da prova, citado pela sua assessoria.
“Tenho um enorme orgulho em ser português, temos um país de gente enorme que pode e merece muito. Partilho esta vitória com todos, com muita felicidade, mas também com muita humildade, porque quero continuar a evoluir e quero mais”, continuou. “Sabíamos que o início de época seria muito difícil, mas tínhamos que trabalhar e ser resilientes, para continuar a crescer, numa categoria tão competitiva. Vamos manter este foco, trabalhar e procurar sempre dignificar o escudo que carrego no capacete; se possível com outro bom resultado já na corrida de amanhã”, acrescentou.

O piloto representa a Van Amersfoort Racing e tem como referências Ayrton Senna, três vezes campeão do mundo, e Max Verstappen, atual tetracampeão mundial. Começou a carreira no karting, com 8 anos.
Aos 14 anos, Ivan Domingues mudou-se para Itália, para profissionalizar a sua formação e dar o salto para a Fórmula 4. Na época passada, na FRECA (Fórmula Regional Europeia by Alpine), destacou-se como um dos melhores estreantes (dois pódios e melhor rookie em três corridas).
A Fórmula 3 é um campeonato de monolugares promovido pela Federação Internacional do Automóvel (FIA), cujas provas acompanham o calendário do Mundial de Fórmula 1. A primeira das 10 corridas foi em Melbourne, Austrália, de 14 a 16 de março, num calendário que prosseguiu em Bahrain, San Marino, Mónaco e Espanha. Seguem-se ainda as etapas da Áustria, Grã-Bretanha, Bélgica, Hungria e Itália. Cada fim de semana é composto por duas corridas, com a particularidade de a segunda arrancar com os 12 primeiros classificados da grelha de partida em posições invertidas.