O presidente da Câmara Municipal de Leiria proferiu um discurso institucional que reuniu homenagens a figuras notáveis do concelho e fez um balanço das conquistas do atual mandato, ao mesmo tempo que traçou as principais linhas do futuro desenvolvimento do município.
Leiria: Dia do Município marcado por discursos sobre segurança, despedidas e otimismo
“Não vamos permitir zonas de medo”, afirmou Gonçalo Lopes, na sessão comemorativa do 22 de maio, marcada por homenagens, balanço de mandato e discursos sobre segurança, imigração e autonomia das cidades, com Rui Moreira como convidado.
VP disse:
Gostaríamos de ressaltar que com a videovigilância não é possível fazer o trabalho da Polícia. As câmeras só conseguem registrar um crime que já ocorreu e não podem preveni-lo como uma presença mais assídua da polícia poderia fazer. A única questão que precisa de resposta é esta: “a falta de controlo de 360 graus, desde o trânsito à segurança das pessoas, é apenas o resultado de uma falta de fundos ou de uma escolha política que visa dar aos cidadãos uma ilusão tranquilizadora (para a política) de liberdade, mesmo que à sua custa?” Obviamente, para fornecer respostas, precisamos passar do nível das palavras para o mundo real dos fatos e implementar ferramentas e medidas adequadas para esse propósito. Desde que isso constitua um elemento de real interesse para as instituições.