O legado de Carlos Paredes é uma das maiores referências culturais de portugalidade e liberdade. É também de liberdade, e com o devido respeito que ela merece, que se serve o quarteto de Mário Laginha para oferecer em versão jazz as composições do mestre da guitarra portuguesa. E é a liberdade nas suas diversas manifestações que celebra a Versátil – Feira do Livro de Leiria, que convida Mário Laginha (na foto) a apresentar, no sábado, dia 24, o espetáculo de tributo a Carlos Paredes no Centro de Diálogo Intercultural.
Nestes últimos dias da Versátil, há vários destaques. Na música, nota para a atuação de Valter Lobo, o espetáculo especial do coro infantil Mezzo a propósito de D. Dinis e a atuação do Poetry Ensemble, projeto satélite da Lisbon Poetry Orchestra. Quanto a autores, Madalena Sá Fernandes, João Tordo e Rita RedShoes andam por Leiria estes dias, sem esquecer a estreia de Pedro Biscaia, que lança o primeiro livro depois de anos a escrever para a gaveta.
Outra das atrações são as conversas, que trazem a Leiria Rita Taborda Duarte, Jorge Reis Sá e Filipa Leal para falarem de poesia, enquanto Inês Fonseca Santos e André Letria refletem sobre as bibliotecas enquanto lugar de curiosidade, a imaginação e a perseverança. Já Isabela Figueiredo vem à Versátil falar com Isabel Lucas sobre “Diversidade – Escrever é desafiar”.
Destaques
22 de maio
Duas conversas no palco Versátil: “Evocar D. Dinis e celebrar a poesia portuguesa”, com Rita Taborda Duarte, Jorge Reis-Sá e Filipa Leal (16h) e “A ecologia das cidades”, com João Seixas e Joana Bértholo (18h)
23 de maio
“Como criar uma biblioteca” é tema da conversa entre Inês Fonseca Santos e André Letria, no palco Versátil (10h45 e 14h45). A Oásis apresenta na Black Box Leiria a peça “A gata”, um espetáculo de ilusões, com humor e fantasia de Toni Palmeira (11h30 e 14h30). Já Madalena Sá Fernandes, autora de “Leme” e “Deriva”, está à conversa e dá autógrafos no Jardim Luís de Camões (16h). Pedro Biscaia estreia-se na edição com “Roteiro dos afetos maternos”, livro apresentado por Fernando Alves no palco Versátil (18h). O dia, bem recheado, termina com concerto de Valter Lobo no palco Versátil (21h30)
24 de maio
Dia de Roteiro Miguel Torga (10h30), mas também de conversa e autógrafos com João Tordo no Jardim Luís de Camões (15h) e de falar sobre “Diversidade – Escrever é desafiar”, com Isabela Figueiredo e Isabel Lucas (16h). Ao final da tarde, atua o Poetry Ensemble, projeto que musica poemas contra a opressão e a hipocrisia social e humana (18h30) e à noite há Carlos Paredes por Mário Laginha no Centro de Diálogo Intercultural (21h30, entrada livre, por ordem de chegada)
25 de maio
A Academia Coral Mezzo apresenta um espetáculo especial, criado pelo coro infantil para os 700 anos da morte de D. Dinis, no palco Versátil (14h30), enquanto Rita RedShoes conversa no Jardim Luís de Camões (15h). Depois, Viriato Soromenho-Marques e Nuno Artur Silva conversam sobre “Democracia – Crise e futuro” (16h). A festa termina os Desbundixie (18h30)
Programa integral disponível aqui.