A AVIPG – Associação de Vítimas do Incêndio de Pedrógão Grande irá assinalar, na próxima terça-feira, o oitavo aniversário dos grandes incêndios florestais que devastaram os concelhos de Pedrógão Grande, Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
A sede da associação, presidida por Dina Duarte, irá abrir as portas às 14 horas e marca encontro, pelas 17 horas, junto ao Memorial de Homenagem às Vítimas dos Incêndios Florestais de 2017, localizado junto à EN236-1, na zona de Pobrais, onde será colocada uma coroa de flores. Segue-se o encerramento, na sede, e uma missa na Igreja Matriz da Graça.
Para o dia 22 está agendada a “Caminhada Renascer 17.06.2017”
Recorde-se que os incêndios que deflagraram em 17 de junho de 2017 em Pedrógão Grande e que alastraram a concelhos vizinhos provocaram a morte de 66 pessoas, além de ferimentos noutras 253, sete das quais graves. Os fogos destruíram cerca de meio milhar de casas e 50 empresas.
A maioria das vítimas mortais foi encontrada na Estrada Nacional (EN) 236-1, que liga Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, junto à qual foi erguido o memorial.
Em outubro do mesmo ano, outros incêndios na região Centro provocaram 49 mortos e cerca de 70 feridos, registando-se ainda a destruição, total ou parcial, de cerca de 1.500 casas e mais de 500 empresas.