É uma verdadeira enchente de música à beira do Lis: o festival Beira Rio está de volta este fim de semana, anunciando mais de 70 atuações, envolvendo 700 músicos e um também um espetáculo de dança com mais de 120 bailarinos, que vão passar pelo Jardim de Santo Agostinho, Museu de Leiria, Moinho do Papel, Igreja de Santo Agostinho e Teatro José Lúcio da Silva.
A responsabilidade desta festa cultural de grandes proporções é do Orfeão de Leiria, que fecha o ano letivo na rua, nestes dias 21 e 22 de junho, com múltiplas apresentações preparadas pelos alunos e várias formações, mas também com convidados e espetáculos especiais.
Neste 9º Beira Rio, há um convidado especial: o guitarrista e investigador Tiago Matias vem a Leiria apresentar um recital comentado sobre António Marques Lésbio (1639-1709). Sábado, dia 21 (14h30), no Museu de Leiria, oportunidade para ouvir guitarra barroca tocada por um dos maiores especialistas nacionais em cordofones: Tiago Matias é também um dos diretores artísticos do agrupamento Sete Lágrimas e acabou de lançar “Sombra”, disco dedicado a António Marques Lésbio, dos mais destacados compositores portugueses do período barroco.
Outro dos momentos altos acontece no sábado à tarde (16h30) no Teatro José Lúcio da Silva, com a estreia do espetáculo de dança “Debaixo da pele”. O festival Beira Rio termina no domingo, dia 22 (18h30), com a Big Band do Orfeão.
