A seleção nacional feminina sub19 de futebol cumpriu, esta sexta-feira, o primeiro treino em Rzéssow, cidade polaca que acolhe a equipa durante a participação no Campeonato da Europa.
A avançada Matilde Nave, de 17 anos, natural de Leiria, esteve à conversa com o Canal 11 e partilhou a ambição de Portugal na prova.
“Estamos a gostar muito da cidade. Tivemos a oportunidade de dar um passeio em redor do hotel na manhã desta sexta-feira, mas não viemos aqui para passear. Temos três jogos muito importantes pela frente e vamos tentar que corra tudo bem”, afirmou a jogadora do Sporting.
Desafiada a descrever a equipa orientada pela selecionadora Marisa Gomes, a jovem, de 17 anos, realçou que as jogadoras “estão muito unidas e com muita vontade de começar o Europeu”. Frisou ainda que “além de fazerem o que sabem fazer”, “devem divertir-se”.
“É um orgulho especial fazer parte desta história, ainda por cima com as colegas que tenho a meu lado”, acrescentou Matilde Nave, que surge em destaque nas publicações da UEFA como “Jogadora a seguir” na fase final da Polónia.
Sobre o seu percurso, Matilde Nave falou da dificuldade que é conciliar o futebol de alto rendimento com os estudos: “É um bocadinho difícil conciliar. Por vezes os horários de treino são incompatíveis com os estudos. O segredo é aproveitar os pequenos tempos livres para darmos uma olhadela nos livros e nos apontamentos. Gostava muito de ser as duas coisas: médica e jogadora”, acrescentou ao canal da FPF.
Portugal inicia o Campeonato da Europa no domingo, dia 15, às 16 horas, diante da Espanha, campeã em título. O encontro terá lugar na cidade de Mielec. Segue-se um embate com a Inglaterra, no dia 18, à mesma hora, em Tarnobrzeg.
A formação lusa encerrará a fase de grupos frente aos Países Baixos, no dia 21, às 18 horas, novamente em Mielec.
Todos os encontros vão ser transmitidos, em direto, no Canal 11.