Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Saúde

Urgências de Ginecologia e Obstetrícia em Leiria encerradas no sábado e no domingo

Serviços voltam a funcionar sem constrangimentos a partir das 9 horas de segunda-feira, dia 23.

FOTO: Joaquim Dâmaso

O Serviço de Urgências de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de Santo André, em Leiria, é um dos cinco que vão estar encerrados no sábado, em todo o país, subindo para seis no domingo.

No fim de semana, além dos serviços de Leiria, está previsto o encerramento dos serviços de urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, e do Hospital Vila Franca de Xira.

De acordo com as escalas de urgências publicadas no Portal do Serviço Nacional de Saúde, no domingo também estará encerrada a urgência de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Garcia de Orta, em Almada.

Durante o fim de semana, o serviço de urgência destas especialidades no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, receberá apenas, os casos encaminhados pelo Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

De acordo com as Escalas de Urgência do SNS, atualizadas pelos hospitais, estão igualmente encerrados no fim de semana os serviços de urgência pediátrica dos hospitais de Vila Franca de Xira e Beatriz Ângelo, em Loures.

A urgência pediátrica do Hospital Amadora-Sintra vai estar referenciada nos dois dias, entre as 0 e as 8 horas e entre as 20 horas e a meia-noite, recebendo apenas casos de urgência internos ou referenciados pelo INEM ou pela linha SNS 24.

As escalas disponibilizadas no portal do SNS indicam ainda que estão abertos 128 serviços de urgência em todo o país, a que se juntam cerca de 30 de ginecologia e obstetrícia que estarão a funcionar no âmbito do projeto-piloto, que implica um contacto prévio das utentes com a linha SNS 24.

Os constrangimentos dos serviços de urgência devem-se, sobretudo, à falta de médicos especialistas para assegurarem as escalas, uma situação que é mais frequente em períodos de férias, como o verão e final de ano, e fins de semana prolongados.

As dificuldades de funcionamento dos serviços de urgências têm sido mais evidentes em Lisboa e Vale do Tejo, a região do país onde também mais utentes não têm um médico de família atribuído.

As autoridades de saúde apelam à população para que, antes de se deslocar a uma urgência, contactar a Linha SNS24 (808 24 24 24) para receber orientação adequada.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados