Os partidos Bloco de Esquerda, Livre e PAN anunciaram ontem que se vão candidatar às autárquicas como uma coligação “aberta à participação de pessoas independentes”.
“O próximo mandato autárquico exigirá tudo de todos nós. Reconhecendo os problemas de Leiria e a insuficiência do atual executivo municipal para os resolver, esta coligação apresenta-se a eleições com um programa político assente na defesa do direito à habitação, no direito à mobilidade, no combate à crise climática e na defesa intransigente dos direitos humanos”, explica o Bloco de Esquerda de Leiria em comunicado.
A coligação “Avançar Leiria” assume-se como “um imperativo cívico e político para dar resposta aos leirienses (…) para dignificar e fazer avançar Leiria”.
José Peixoto, 67 anos, do Bloco de Esquerda, é o nome escolhido para encabeçar à candidatura à Câmara de Leiria. O histórico do Bloco trabalhou como delegado de informação médica e foi já candidato à Câmara Municipal de Leiria.
Frederico Portugal, 25 anos, também do Bloco de Esquerda, encabeça a lista à Assembleia Municipal, enquanto Rafael Henriques, 34 anos, é candidato à Assembleia da União de Freguesias de Marrazes e Barosa.
Frederico Portugal é licenciado em Solicitadoria pelo Politécnico de Leiria e pós-graduado em Direito da União Europeia pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Em 2024 e 2025, foi candidato pelo círculo eleitoral de Leiria nas legislativas. Já Rafael Henriques, é mestre em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e especialista em Medicina Geral e Familiar. É médico de família na USF Martingil desde maio de 2022 e dirigente sindical. Em 2024 e 2025, foi também candidato às legislativas.
Inês Vinagre, 42 anos, do partido Livre, é a candidata à Assembleia da União de Freguesias de União das freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes. É mestre em Psicologia pela Universidade do Porto e licenciada pela Universidade de Coimbra. É psicóloga, empresária, formadora e ativista pela defesa da saúde mental, direitos humanos e ambiente. Em 2024 e 2025, foi candidata pelo círculo eleitoral de Leiria às eleições legislativas.
Ao longo das próximas semanas, a coligação finalizará os detalhes legais e burocráticos para a sua formalização junto do Tribunal Constitucional, lê-se em comunicado.