De 14 a 17 de agosto, a vila de Aljubarrota volta a viver a história com a já tradicional feira “Aljubarrota Medieval”.
A edição deste ano assinala os 640 anos da Batalha de Aljubarrota, que decorreu no final da tarde de 14 de agosto de 1385, entre as tropas portuguesas, comandadas por D. João I de Portugal, e o exército castelhano, liderado por João I de Castela.
A batalha de que saíram vitoriosos os portugueses, e que celebrizou a lendária figura de Brites de Almeida, mais conhecida como a Padeira de Aljubarrota, é anualmente recriada na vila com tavernas com refeições medievais, cenas do quotidiano militar e ofícios da época, desfiles a cavalo e um programa de animação itinerante.
Um dos destaques deste ano passará pela exposição “O Dia de Aljubarrota”, instalada na casa da Janela Manuelina, onde poderão ser vistas várias réplicas de peças de armaria de época e a reconstituição do Loudel de D. João I, peça de vestuário que terá sido usado por D. João I na Batalha de Aljubarrota e oferecido pelo rei a Santa Maria da Oliveira, em sinal de gratidão pela vitória alcançada nessa batalha.
O evento arranca no dia 14 com o tradicional cortejo de abertura, seguido da leitura do edital e do acórdão do evento. Pelas 18h30, realiza-se a cerimónia de homenagem a D. João I e à Padeira de Aljubarrota, com deposição de coroas de flores nos monumentos evocativos.
A feira medieval será animada por uma série de espetáculos, incluindo torneios de armas, justas a cavalo, música medieval, danças, malabarismo e teatros de rua. Haverá também oficinas de arco longo medieval, desfile a cavalo e acampamento de falcoaria e répteis.
Além disso, haverá ainda a famosa recriação da batalha de Aljubarrota, que promete ser um dos pontos altos do evento, no dia 17 de agosto.
Consulte o programa completo aqui.
Feira de S. Bernardo com Mariza
O concelho de Alcobaça, que comemora o seu feriado municipal a 20 de agosto, assinala também a data com mais uma edição da centenária Feira de São Bernardo, que decorrerá entre essa data e o dia 24.
Considerada pela autarquia “o grande ponto de encontro de todos os alcobacenses, vindos de todas as freguesias”, a feira festeja o padroeiro do concelho, São Bernardo de Claraval, assumindo-se como uma mostra do desenvolvimento económico resultante das várias técnicas agrícolas, gastronómicas e industriais introduzidas pelos monges de Cister ao longo de oito séculos.
Mariza, no dia 20, abre o cartaz, que segue depois com Dillaz, Gabriel o Pensador, Fernando Gabriel e, a fechar, no dia 24, The Gift – 30 anos, com a participação especial do coral Amália Hoje.