O CDS-PP vai candidatar à Câmara de Pombal, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o técnico comercial Telmo Lopes, disse hoje o próprio à agência Lusa.
Telmo Lopes, militante centrista, explicou que aceitou o desafio de ser candidato a este município do distrito de Leiria na sequência do trabalho desenvolvido na concelhia do CDS-PP, de que é presidente.
“No decorrer do trabalho que temos efetuado na nossa concelhia nos últimos anos, decidimos que seria eu a pessoa indicada para apresentar a votos e para apresentar o nosso projeto aos pombalenses, a nossa visão para o território e as nossas medidas”, afirmou o candidato, de 52 anos, que nas autárquicas de 2021 integrou as listas à Assembleia Municipal e à Assembleia de Freguesia de Pombal.
Telmo Lopes considerou que “a gestão autárquica de Pombal necessita de ser melhorada, no sentido do rigor da gestão, de diminuir o despesismo existente”.
“Pensamos que, com os recursos existentes, nomeadamente com os fundos comunitários, é possível fazer muito mais e melhor”, declarou.
Outro foco da candidatura “será sempre o mundo rural”, adiantou o cabeça de lista do CDS-PP.
“Pombal é um território predominantemente rural, que tem sido desprezado e as pessoas que vivem nesses territórios precisam de ser apoiadas e incentivadas a continuar nos territórios, porque, como está visto agora na época de incêndios, se não houver pessoas e se não houver atividade económica, nomeadamente no setor primário, não há solução para estes territórios”, defendeu.
Outras áreas que vão merecer destaque no programa eleitoral do CDS-PP passam pelo ambiente, o desporto ou a cultura, aproveitando “o património e a diversidade que o território tem, para impulsionar, quer em termos turísticos e também no resto da economia”, referiu Telmo Lopes.
Zonas como a Redinha, Louriçal e Carriço “podem ser muito mais exploradas e aproveitadas”, salientou o candidato.
Para Telmo Lopes, regressar à Assembleia Municipal é um dos objetivos nas autárquicas, admitindo que “a eleição de um vereador é, neste momento, um objetivo idealista”.
“Mas iremos dar o nosso melhor para merecer um voto de confiança dos pombalenses e depois, independentemente da eleição ou não de um vereador, representar esses eleitores que merecem o nosso respeito”, adiantou.
“Com esses votos, iremos fazer o nosso trabalho”, assegurou Telmo Lopes.
Nas últimas eleições autárquicas, em 2021, o PSD, com Pedro Pimpão, que é recandidato ao lugar, manteve a liderança da Câmara, conquistando cinco mandatos, enquanto o PS obteve dois.
São também candidatos Fernando Matos (PS), Luís Couto (movimento Pombal Independentes), Gabriel Mithá Ribeiro (Chega), Eugénio Farinha (CDU), Célia Cavalheiro (BE) e Ricardo Santos (IL).