Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Autárquicas 2025

CDU recandidata Pedro Alves à Câmara de Alvaiázere

Para o candidato, esta “é uma oportunidade de dizer algumas coisas que mais ninguém diz” num concelho onde “existe uma ditadura de um partido único”.

A Coligação Democrática Unitária (CDU) recandidata Pedro Alves à Câmara de Alvaiázere, no distrito de Leiria, nas próximas eleições autárquicas, com o cabeça-de-lista a salientar que este é um ato de cidadania.

“É perfeitamente um ato de cidadania, não há dúvida nenhuma. É uma oportunidade que eu tenho de fazer exprimir pontos de vista que habitualmente são esquecidos e que não são veiculados no espetáculo político”, afirmou à agência Lusa Pedro Alves, de 65 anos.

O candidato, que integra a lista da CDU, coligação formada pelos partidos Comunista Português e Ecologista Os Verdes, na qualidade de independente, é funcionário no Centro de Documentação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, em Lisboa.

Sobre a sua recandidatura, declarou que “é uma oportunidade de dizer algumas coisas que mais ninguém diz” num concelho onde “existe uma ditadura de um partido único”.

“A maior oposição que existe ao PSD é o próprio PSD, que se desdobra em listas. Há quatro anos tiveram duas listas, desta vez têm duas listas desdobradas na lista do PS, que é uma lista também do PSD”, observou o cabeça-de-lista.

Referindo que ao concorrer nas autárquicas de 12 de outubro ganha apenas “uma atitude de cidadania”, Pedro Alves adiantou, contudo, ter “responsabilidades acrescidas por ser filho, neto e bisneto de alvaiazerenses”, e porque lhe está no sangue a vila e concelho de Alvaiázere, onde foi responsável pela criação do Festival do Chícharo.

O candidato criticou a existência de problemas “tão comezinhos, tão fáceis” de resolver no concelho, como o cemitério na sede do concelho “há três anos sem parte de um muro”, considerando, também, existir “um desmazelo crónico nas ruas”.

“Temos um coreto que é um dos coretos mais bonitos do país, está perfeitamente abandonado”, assinalou.

O candidato criticou também os autarcas que, em cada eleição, apresentam “bojardas de coisas modernas”, num concelho onde “mais de metade das casas continua sem saneamento básico”.

“Há 25 anos que estamos no século XXI, ainda parece que estamos no século XVIII ou no século XIX e ninguém fala disso”, lamentou, frisando que o saneamento básico é uma questão de qualidade de vida.

Reconhecendo que vai a votos “com uma diferença brutal entre meios técnicos, de propaganda e apoiantes” comparativamente a outras candidaturas, Pedro Alves reiterou ter “uma atitude cívica de ir ao confronto sereno, para discutir propostas, ideias, respeitar e ser respeitado, mas obrigar os outros a tomarem também decisões e a confrontá-los com fatores de inércia que são crónicos naquela terra”.

Um dos problemas crónicos, “com uma agonia mortal de ano para ano”, é o decréscimo de população, disse o candidato, alertando para esta “agonia persistente, permanente”.

Entre os censos de 2011 e 2021, Alvaiázere foi o segundo dos 16 concelhos do distrito a perder mais população em termos percentuais (-14,4%), depois de Castanheira de Pera (-17,11%), segundo os dados definitivos da operação censitária do Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2021, o concelho tinha 6.238 habitantes, segundo o INE.

Já os dados relativos a 2024 indicam que nesse ano eram 6.479 os residentes.

Nas eleições autárquicas de 2021, os sociais-democratas, na liderança do município desde 1985, conquistaram três dos cinco mandatos na Câmara. O PS os restantes.

O atual presidente, João Paulo Guerreiro, é recandidato ao cargo. O PS candidata Agostinho Gomes, antigo vereador do PSD, enquanto a lista do Chega é liderada por Joaquim Alves.



Secção de comentários

  • Alexandre disse:

    Ninguém sabe quem é.

    É apenas em Alvaiázere ou no resto do país a CDU envia candidatos só para dizer que têm?

    Nunca vi uma campanha da CDU em Alvaiázere, sejam elas autárquicas, europeias, legislativas… nada…

    Cumps

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados