Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Pombal

Cerca de 700 jovens em Pombal nas comemorações do Dia Internacional da Juventude

A iniciativa arranca ao meio-dia, no Parque Verde do Açude e conta com um concerto dos Capitão Fausto pelas 18 horas.

Capitão Fausto protagonizam um dos momentos musicais das comemorações

Cerca de 700 jovens de todo o país são esperados na terça-feira, em Pombal, para as comemorações nacionais do Dia Internacional da Juventude, anunciou hoje a organização.

A iniciativa arranca ao meio-dia, no Parque Verde do Açude, para celebrar a ação local com impacto global, e é promovida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e Conselho Nacional de Juventude (CNJ) em articulação com a Federação Nacional das Associações Juvenis e Câmara de Pombal.

Segundo uma nota de imprensa do IPDJ, o programa “inclui experiências desportivas, criativas, momentos artísticos, contacto com instituições públicas, ações de cidadania ativa e partilhas intergeracionais”.

“Ao longo do dia, a programação integra também uma forte componente musical”, com diversas atuações, como Capitão Fausto, refere o IPDJ.

Está também prevista uma sessão protocolar com a intervenção dos presidentes da autarquia e do CNJ, Pedro Pimpão e André Cardoso, respetivamente, assim como da ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.

“As comemorações contam ainda com a participação ativa de entidades públicas e privadas, instituições europeias, organizações da sociedade civil, forças militares e de segurança, estruturas culturais e associativas, que se associam ao IPDJ na construção de um dia plural, representativo e acessível”, adianta o instituto.

O IPDJ explica que, a nível nacional, dezenas de outras iniciativas decorrem este mês, “envolvendo autarquias, associações juvenis e outras”.

“Em paralelo, centenas de ofertas são disponibilizadas a jovens até aos 30 anos, com condições especiais ou acesso gratuito a museus, teatros, transportes públicos, espaços desportivos, equipamentos culturais e centros de ciência, como forma de garantir o acesso universal a experiências de participação, aprendizagem, mobilidade e fruição cultural”, acrescenta.

Na nota de imprensa, o IPDJ esclarece que o Dia Internacional da Juventude, assinalado anualmente em 12 de agosto, “é uma efeméride reconhecida pelas Nações Unidas desde 1999, tendo as suas origens em Lisboa, na primeira Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, em 1998”.

“Mais do que um marco simbólico, esta data afirma-se como uma plataforma global para dar visibilidade à participação das juventudes e ao seu papel transformador na sociedade”, assinala o instituto.

Este ano, o tema definido pelas Nações Unidas é “Iniciativas locais dos jovens para os ODS e além”, para realçar a “importância das iniciativas lideradas por jovens nos seus territórios enquanto contributos concretos para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

“Trata-se de reconhecer que os jovens não são apenas beneficiários do desenvolvimento, mas atores centrais da sua construção, promovendo soluções inovadoras, sustentáveis e profundamente enraizadas nas realidades locais”, salienta o IPDJ.

De acordo com a nota de imprensa, a celebração deste ano “coincide com o 30.º aniversário do Programa de Ação Mundial para a Juventude, um marco político internacional que reconhece os jovens como agentes essenciais na construção de sociedades mais justas, inclusivas e resilientes”.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.