A praia da Nazaré está hoje interditada a banhos, devido a uma “escorrência anómala” no sistema pluvial, “acompanhada de maus odores”, anunciou a autarquia esta sexta-feira.
Segundo a Câmara da Nazaré, a anomalia já foi identificada e ao dia de ontem estava resolvida. “O local foi inspecionado e encontra-se, neste momento, sem sinais visíveis de escorrência ou maus cheiros”, garante a autarquia, explicando que foram realizadas análises laboratoriais na saída do sistema pluvial, cujos resultados ainda não foram divulgados.
“Por precaução, e até à receção dos resultados das análises à qualidade da água, e por decisão
das autoridades competentes, a praia encontra-se interditada a banhos”.
No mesmo comunicado enviado às redações, a Câmara assegura que continua a acompanhar a situação, com “monitorização reforçada e vigilância frequente no local, de modo a prevenir qualquer reincidência”.
Já em 2020, os banhos tinham sido interditados na praia da Nazaré após análise à qualidade da água, que revelou valores microbiológicos acima dos parâmetros normais, causados, segundo a Câmara, por um entupimento na rede de saneamento.
À época, o então autarca Walter Chicharro disse tratar-se de “uma rede com cerca de 40 a 60 anos”, na qual “foram sendo feitas algumas intervenções”.
Note-se que a praia da Nazaré ostenta o galardão de Bandeira Azul.