A Brainr, uma startup leiriense de software para gestão de produção alimentar, anunciou na semana passada que “fechou uma ronda de investimento que pode atingir os 11 milhões de euros”, liderada pela C2 Capital Partners.
“O montante representa o maior investimento seed realizado em Portugal, superando o recorde anterior em meio milhão de euros”, refere a empresa em comunicado. A Brainr “gere mais de 25% da produção nacional de carne e pretende expandir para outros sectores como pescado, panificação, confeitaria, bebidas e produtos alimentares em geral”.
O objetivo da Brainr “é acelerar a digitalização de uma das indústrias menos tecnologicamente desenvolvidas do mundo”, através do seu software, que “conecta todas as áreas da fábrica em tempo real, elimina erros, aumenta a eficiência e garante rastreabilidade total, substituindo processos manuais, papel e Excel”.
A empresa assegura que “já transformou operações em fábricas como a Avisabor, Campoaves e Comave, reduzindo erros e tempos de registo e permitindo certificações rápidas com rastreabilidade digital”.
“Com este investimento vamos acelerar os nossos esforços em I&D e democratizar a inteligência artificial para toda a indústria alimentar, criando um cérebro digital inteligente que elimina erros, guia os operadores no seu trabalho e aumenta a eficiência e rastreabilidade das operações”, explica o CEO e cofundador, Paulo Gaspar.