Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Sociedade

Distrito de Leiria sob avisos amarelo e laranja devido à agitação marítima, chuva e vento

IPMA prevê agravamento das condições meteorológicas a partir das 18 horas deste sábado na região.

Aviso amarelo em vigor até às 12 horas de domingo devido ao vento

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu para o distrito de Leiria avisos amarelos para este sábado, a partir das 18 horas, devido à previsão de chuva forte, que poderá ser acompanhada de trovoada, e agitação marítima.

O aviso prolonga-se até às 9 horas da madrugada de domingo no que toca à precipitação, passando o aviso a laranja no que toca à agitação marítima, entre as 3 e as 9 horas.

Segundo o IPMA, poderão ocorrer “ondas de oeste/sudoeste com 5 a 6 metros de altura significativa” até “11 metros de altura máxima”.

Este sábado, o vento soprará forte a partir das 21 horas, com possibilidade de rajadas de vento até 80 km/h, em especial no litoral e zonas de serra. O aviso amarelo mantém-se para já em vigor até às 12 horas de domingo.

O estado do tempo em Portugal continental é afetado a partir deste sábado pela passagem do ciclone pós-tropical Gabrielle, que chegou aos Açores na quinta-feira.

“Assim, a partir do final de dia 27 [sábado], no litoral oeste, preveem-se períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser ocasionalmente acompanhados de trovoada, estendendo-se ao restante território, em especial ao centro e sul”, no domingo.

O IPMA acrescentou que, adicionalmente, espera-se “um aumento da intensidade do vento nas terras altas e no litoral, assim como da agitação marítima”.

Os avisos do IPMA – vermelho, laranja e amarelo – são emitidos quando existe uma situação meteorológica de risco, que pode ser avaliada como de risco elevado, moderado ou reduzido.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica, enquanto o aviso laranja, o segundo mais grave, é emitido sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso mais grave do IPMA é o vermelho e aplica-se quando há registo de uma situação meteorológica de risco extremo.

Perigo de incêndio “muito elevado”

Entretanto a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda à população uma atitude vigilante e de prevenção tendo em conta o perigo de incêndio rural, que pode ser potenciado pela passagem do ciclone tropical Gabrielle.

“Face à combinação da instabilidade meteorológica trazida pelo ciclone, nomeadamente vento forte e agitação marítima, com o território quente e seco que encontrará”, a ANEPC alerta que “o perigo de incêndio rural se mantém muito elevado e máximo nas regiões Norte, Centro e Algarve”.

A Proteção Civil recorda a proibição de queimadas extensivas e queimas de amontoados nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo, e de utilização de fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.

É ainda proibido fumigar ou desinfestar apiários, exceto quando os fumigadores estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas, bem como usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.

Artigos de opinião relacionados