Assinar


Sociedade

Temperaturas na região chegam aos 43ºC esta terça-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil reforça a importância de as pessoas aumentarem a ingestão de água e aplicarem protetor solar, entre outras medidas de segurança.

O distrito de Leiria está sob aviso laranja desde as zero horas desta terça-feira, 22 de agosto, devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Em alguns concelhos os termómetros ultrapassarão os 40 graus Celsius.

O aviso meteorológico decretado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) está em vigor até às 21 horas de amanhã, quarta-feira, com especial atenção para o território do interior do distrito.

Ansião é o concelho onde hoje se vai sentir mais calor, estando prevista a temperatura máxima de 43 graus. Em Pombal o valor deverá chegar aos 42 graus e em Pedrógão Grande e Ourém aos 41 graus.

Nos restantes concelhos, as máximas andarão próximas dos 40 graus, com exceção de Peniche e Óbidos, onde os termómetros marcarão, respetivamente, 28 e 29 graus.

Amanhã, quarta-feira, Ansião e também Pombal marcam a temperatura mais elevada, 41 graus, enquanto que na Batalha, Porto de Mós, Pedrógão Grande e Ourém não deverá ultrapassar os 40 graus.

Em concelhos como Leiria e Alcobaça a temperatura máxima chegará aos 39 graus.

Recordando as medidas adicionais da Direção-Geral de Saúde (DGS) face ao aumento da temperatura, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) reforça a importância de as pessoas aumentarem a ingestão de água, aplicarem protetor solar, usarem chapéu e roupas claras, e optarem por refeições leves e frescas.

Sete concelhos da região em risco máximo de incêndio

Alvaiázere, Batalha, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Pombal e Ourém estão esta terça-feira em risco máximo de incêndio, segundo o IPMA.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Em risco muito elevado estão os concelhos de Ansião, Leiria, Marinha Grande e Porto de Mós e em perigo elevado Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha e Óbidos.

Ainda no território da região de Leiria (distrito de Leiria e concelho de Ourém), os concelhos da Nazaré e de Peniche apresentam risco moderado.

Por causa das condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira, 25 de agosto.

Devido à previsão de tempo quente para os próximos dias, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) advertiu no domingo, 20 de agosto, que nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo é proibido fazer queimadas e queimas sem autorização e comunicação prévia.

A Proteção Civil alertou ainda para a proibição do uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, assim como o uso do fogo para a confeção de alimentos no espaço rural.

“A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período”, sublinhou.

Recordando as medidas adicionais da Direção-Geral de Saúde (DGS) face ao aumento da temperatura, a ANEPC reforça a importância de as pessoas aumentarem a ingestão de água, aplicarem protetor solar, usarem chapéu e roupas claras, e optarem por refeições leves e frescas.

Desde o início do ano, as 6.287 ocorrências de fogo já afetaram 28.124 hectares de espaços rurais.

Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.