Procurar
Assinar

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais
Cultura

Filmes de 17 países selecionados para o festival de cinema cómico de Pombal

A comédia francesa está em grande destaque entre a competição internacional, avança a organização do HaHaArt Film Festival.

Trinta e quatro comédias de 17 países foram escolhidas para a quarta edição do HaHaArt Film Festival, que acontece em Pombal, entre 23 e 27 de outubro, anunciou a organização.

Segundo o Cineclube de Pombal, a seleção de curtas-metragens de 2025 é marcada “pelo equilíbrio entre sátira social, humor do quotidiano e ousadias formais”, procurando o festival privilegiar “o diálogo, a interação humana e o desconforto social”.

Em comunicado, a organização, repartida entre o cineclube e o município de Pombal, avança que a comédia francesa está em grande destaque entre a competição internacional, na qual também há forte presença da animação.

No HaHaArt Film Festival será possível assistir a produções que vão “do absurdo de sequestro de John Malkovich (‘L’enlèvement de John Malkovich’, de Koya Kamura) e do humor negro de ‘Sam & Lola’ (Mahaut Adam), à delicadeza romântica de ‘Les Fleurs bleues’ (Louis Douillez) e comédia quotidiana de ‘Lucie en Ré’ (Nicolas Novak)”.

Em Pombal também vão passar filmes da Suécia, Polónia, Noruega, Espanha, Canadá, Estados Unidos da América, Eslováquia, Geórgia, China, Rússia, Reino Unido, Alemanha, Bósnia e Herzegovina, Hungria e República Checa.

A seleção nacional revela-se “especialmente atenta a temas sociais prementes, com a crise imobiliária e as tensões da gentrificação”. Também há relevante peso do falso documentário e ainda metaficção e humor grotesco entre as curtas portuguesas aceites a concurso.

O festival de Pombal pretende ser “espaço de encontro para diferentes formas de olhar o mundo através da comédia”. 

“Entre a sátira, o absurdo e a observação social, a edição deste ano confirma a comédia como terreno fértil para novas vozes cinematográficas — capaz de unir o riso à reflexão e de criar pontos de contacto entre públicos e culturas”, conclui o Cineclube de Pombal.


Deixar um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Artigos relacionados

Subscreva!

Newsletters RL

Saber mais

Ao subscrever está a indicar que leu e compreendeu a nossa Política de Privacidade e Termos de uso.