O Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17 de outubro) volta a ser assinalado no distrito de Leiria com dezenas de atividades durante duas semanas. No concelho de Leiria, o programa, dinamizado pelo Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal/Rede Europeia Anti-Pobreza com vários parceiros, arranca na segunda-feira, dia 13.
O CLDS 5G – Sentir o Território, com sede na Adasco, no Coimbrão, procura voluntários para apoiar famílias vulneráveis através de pequenas reparações em casas, dinamiza uma recolha de alimentos a favor das Conferências São Vicente Paulo, jogos interativos, atividades sobre direitos fundamentais e cuidados de cabeleireiro e estética para pessoas em situação de vulnerabilidade.
Uma exposição sobre a pobreza e exclusão social com o Centro Social Paroquial de Regueira de Pontes; uma atividade dinamizada a partir do livro “Acabem com os rótulos”, no Redes na Quint@, oficinas artísticas com utentes da InPulsar e uma conversa para desconstruir mitos sobre a pobreza são outras iniciativas agendadas.
No dia 20, é apresentado em Leiria o projeto “Filarmonias: Música para todos” – Inclusão pela Arte; no dia 23, tem lugar uma conferência sobre o combate à pobreza e exclusão social na Escola Monsenhor Galamba de Oliveira; e, no dia 24, é assinalado o Dia Municipal para a Igualdade com uma peça de teatro.
O extenso programa para o distrito de Leiria estende-se aos concelhos de Alcobaça, Ansião, Caldas da Rainha, Marinha Grande, Nazaré e Pombal.
Consulte aqui as iniciativas programadas, datas e horários com mais pormenor: