O projeto “DAR’te & MOVE’te”, dinamizado pelo Judo Clube da Marinha Grande para combater a obesidade, quer chegar a 220 alunos, com idades entre os 12 e os 17 anos.
Alcançar 220 jovens com pré-obesidade ou obesidade, ajudando metade a melhorar, “não só no índice de massa corporal, mas também nos hábitos de vida”, são objetivos apontados por Margarida Pedroso, coordenadora do projeto, que refere que a ideia “já vem de há uns anos”.
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, entidade parceira, “já tinha um projeto parecido, mas não com esta envergadura”, adiantou em declarações à agência Lusa, acrescentando que a sugestão surgiu da enfermeira Ana Laura Baridó, coordenadora da unidade.
“DAR’te & MOVE’te” arrancou em meados de setembro, estando a decorrer as avaliações dos jovens, que residem ou frequentam escolas do concelho, e irá prolongar-se por três anos.
Além de sessões de expressão dramática, atividade física, judo e fisioterapia, serão desenvolvidas intervenções nas áreas da nutrição, apoio psicológico, enfermagem ou educação social, “também para trabalhar os pais”.
“É bastante importante a parte dos pais, uma vez que estamos a falar de jovens entre os 12 e os 17 anos que, normalmente, não fazem a alimentação deles”, assinalou a coordenadora.
“Vamos criar jogos, vamos criar atividades nas escolas”, esclareceu, sendo que a parte da preparação física, como a montagem de ginásios, cabe ao clube, esclareceu ainda Margarida Pedroso.
o investimento associado ao “DAR’te & MOVE’te” ronda 217 mil euros, sendo 80% financiados pelo programa Inovação Social e 20% por parceiros sociais, entre os quais o município da Marinha Grande e empresas que “decidiram investir na saúde e bem-estar das novas gerações”.
220
O projeto tem uma duração de três anos e pretende abranger 220 jovens do concelho com excesso de peso ou obesidade, com o objetivo de promover hábitos saudáveis e reforçar a autoestima